No século XVIII, a partir do entendimento da relação entre doença e meio ambiente, foram criados programas para tratamento do lixo e das águas paradas, bem como para a circulação de pessoas pela cidade, considerando as áreas endêmicas e de maior propagação de doenças.
E nos hospitais, quais ações foram tomadas nesse período?
Respostas
Resposta:
A partir do entendimento da relação entre doença e meio ambiente, foram criados programas para o tratamento do lixo e das águas paradas, bem como para a circulação de pessoas pela cidade, considerando as áreas endêmicas e de maior propagação de doenças (NASCIMENTO; DRAGANOV, 2015).Nessa época, o hospital guardava a função de “morredouro”, um lugar onde morrer. Nessa época, os profissionais dos hospitais eram religiosos e voluntários, os médicos realizavam visitas esporádicas, o local não tinha a função de curar o doente e, sim, tentar assegurar a salvação da alma no momento da morte. Até o século XVIII, foram desenvolvidas novas ciências, como a Biologia e Farmacologia, a fim de auxiliar no tratamento da saúde. As questões sanitárias só melhoraram a partir do século XIX, período em que foi criado o primeiro microscópio, e diversas espécies de bactérias foram identificadas.
Como foi o processo de evolução dos hospitais?
Por volta de 100 a.C., na Europa, a introdução coube aos romanos, que ergueram locais chamados de valetudinária, a fim de cuidar dos soldados feridos em batalha. No entanto, foi apenas a partir do século IV, com o crescimento do cristianismo, que os hospitais se expandiram de forma mais evidente.
bons estudos!! \^o^/