Respostas
Como o sangue é do filho é do tipo B, um pai com sangue A, determinado pelos alelos I^AI^A não poderia ser pai, pois ele tem apenas alelos A para doar, o filho deveria ter um desses alelos, então alternativa a é a correta.
Sistema ABO
Os grupos sanguíneos são originados por 3 alelos, que são: I^A, I^B e i. Cada característica é expressada por um par de alelo, os grupos sanguíneos são definidos pelos alelos:
- Sangue A precisa dos alelos: I^AI^A ou I^A i;
- Sangue B precisa dos alelos: I^BI^B ou I^B i;
- Sangue AB precisa dos alelos: I^AI^B;
- Sangue O precisa dos alelos ii.
Os alelos para o sangue A e B são dominantes e o sangue O é recessivo. No momento do cruzamento um alelo do pai e um alelo da mãe vai pro filho. Sendo assim, precisamos de um alelo de cada um dos pais, assim o filho terá metade do material genético do pai e metade da mãe.
A questão está incompleta, a continuação é:
Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO foi amplamente utilizado como ferramenta para excluir possíveis pais. Embora restrito à análise fenotípica, era possível concluir a exclusão de genótipos também. Considere que uma mulher teve um filho cuja paternidade estava sendo contestada. A análise do sangue revelou que ela era tipo sanguíneo AB e o filho, tipo sanguíneo B.
O genótipo do homem, pelo sistema ABO, que exclui a possibilidade de paternidade desse filho é
a)IAIA
b)IAi
c)IBIB
d)IBi
e)ii
Continue aprendendo sobre o sistema ABO:
https://brainly.com.br/tarefa/15651412
#SPJ4