A existência da vida requer um suprimento contínuo de energia. A todo instante, em nosso corpo, células trocam substâncias com o meio em que se encontram; neurônios emitem e recebem informações; nossos músculos nos auxiliam nos mais variados tipos de movimento; células se multiplicam; o sistema imune combate invasores; danos são reparados… Em cada um desses processos, há a realização de trabalho, que só ocorre à custa de fornecimento de energia. Entre as diferentes fontes de energia disponíveis no ambiente, os seres vivos utilizam a química e a luminosa. Cabe ressaltar que todo o nosso alimento (1), o combustível fóssil e o combustível biológico (biomassa) são resultantes da fotossíntese (2) ocorrida tanto no passado quanto no presente [...]”.
Fonte: CHALOUB, R. M. Fotossíntese. Laboratório de Estudos Aplicados em Fotossíntese (LEAF), Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista Ciência Hoje. v. 331. 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2019.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito das formas de obtenção de alimento pelos seres vivos, podemos diferenciá-los em:
anaeróbio, quando usam o oxigênio para sintetizar seus alimentos; ou aeróbios, quando são capazes de gerar energia para suas atividades metabólicas mesmo em ambientes hostis, sem oxigênio.
heterotróficos, quando precisam ingerir alimentos para suprir suas necessidades metabólicas, como os animais; ou autotróficos, seres capazes de produzir o seu próprio alimento, como as plantas.
c) heterotróficos, quando são capazes de produzir seu próprio alimento, como as plantas; ou autotróficos, quando precisam ingerir alimentos para suprir suas necessidades metabólicas, como os animais.
aeróbios, como algumas bactérias pertencentes ao grupo das arqueas, que vivem em vulcões e podem vivem sob a influência de gases tóxicos; ou anaeróbios, que só sobrevivem na presença de oxigênio.
autotróficos, quando são capazes de obter a energia necessária ao metabolismo através da cadeia respiratória; ou heterotróficos, que realizam a fotossíntese a fim de degradar moléculas de glicose para suas atividades.
Respostas
respondido por:
4
Resposta: heterotróficos, quando precisam ingerir alimentos para suprir suas necessidades metabólicas, como os animais; ou autotróficos, seres capazes de produzir o seu próprio alimento, como as plantas.
Explicação:
Porque os seres autotrófico são organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Como por exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Todavia, os seres heterotróficos são organismo incapaz de produzir seu alimento, assim necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Como por exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,,.,.,.,,,,,.,.,.,,