• Matéria: Filosofia
  • Autor: analuizabatatinha
  • Perguntado 3 anos atrás

tudo sobre o determinismo na literatura

Respostas

respondido por: emilymontec
0

Resposta:

DETERMINISMO NA LITERATURA

Explicação:

O determinismo é uma corrente teórica que afirma que há um conjunto de condições que determinam as ações dos sujeitos no mundo, especulando, portanto, a existência de uma grande coesão universal que interliga todos os indivíduos como partes de um só contexto. O pensamento determinista esteve presente em diversas áreas do saber, inclusive naquelas consideradas não científicas.

TIPOS DE DETERMINISMO:

Pré-determinismo: Todo efeito está contido na causa, ou seja, as ações iniciais do Universo promoveram toda uma cadeia causal sobre tudo o que acontecerá. O pré-determinismo encontra ecos na teoria deísta de Universo, que entende que ele foi criado por uma inteligência superior, que pode ou não ser Deus, e que somente é entendida por meio da razão, e não da religião. Também há elemento pré-determinista na psicologia behaviorista, que afirma que a mente do ser humano é formada por um sistema mecânico, em que estímulos desencadeiam reações precisas.

Pós-determinismo: Nessa concepção comum na teologia e nas religiões monoteístas, há um evento externo ao ser humano — Deus, e toda a vida é determinada não por Ele diretamente, mas por uma vida vivida para agradar a Ele. Cria-se um sistema mecanicista de determinação da vida para algo externo à pessoa.

Co-determinismo: Os efeitos são resultados de múltiplas causas e de outros efeitos. Os efeitos de causas anteriores relacionam-se entre si, por meio de conexões infinitas. Assim, apesar de haver determinismo, é impossível haver previsão exata do futuro. Essa teoria encontra espaço na teoria do caos, teoria matemática que prevê a aplicação de erros que resultam em múltiplos resultados imprevisíveis, e na teoria rizomática, desenvolvida pelo filósofo francês Gilles Deleuze e pelo psicanalista francês Felix Guattari.

Determinismo genético: Não se trata de uma forma de determinismo precisa, mas é uma teoria que afirma que os genes e as condições genéticas de uma pessoa determinam a sua vida

Determinismo geográfico: Teoria encontrada, de maneira sutil, na obra do geógrafo e antropólogo alemão Friedrich Ratzel afirma que o meio ambiente determina o comportamento das pessoas que ali vivem. No entanto, Ratzel salienta que, por meio da utilização dos recursos naturais e da criação da cultura, é possível galgar os efeitos deterministas do meio.

Determinismo social: Seria algo como a aplicação do determinismo geográfico nos meios sociais capitalistas das sociedades urbanizadas industriais. Nessa vertente, acredita-se que o meio social em que um indivíduo nasce determina sua vida e suas ações. Indivíduos que nascem em meios violentos, por exemplo, seriam violentos. No entanto, apesar da grande influência do meio na vida das pessoas, podemos usar as exceções para afirmar que a determinação social não apresenta relações seguras de causalidade.

Perguntas similares