• Matéria: Biologia
  • Autor: jessikesilva
  • Perguntado 3 anos atrás

Os lipídeos estruturais são constituídos por moléculas de ácidos graxos esterificados a um álcool e ligados a um grupo químico, como o fosfato, por exemplo. São moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma região (cabeça) hidrofílica e outra (cauda) hidrofóbica. A anfipatia permite: a. que os ácidos nucleicos tenham em sua constituição básica um fosfato, um açúcar e um lipídeo. b. que, em meio aquoso, os lipídeos estruturais se organizem, formando estruturas primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. c. que, em meio aquoso, os lipídeos estruturais se organizem, formando micelas lipídicas ou bicamadas lipídicas. d. que os lipídeos não consigam atuar como isolantes térmicos e mensageiros químicos hormonais. e. que os lipídeos não consigam formar ligações com açúcares da classe dos oligossacarídeos.

Respostas

respondido por: thaysklisan
0

Os fosfolipídios são lipídios estruturais, principais componentes da membrana plasmática das células dos seres vivos. Letra C é a correta.

Fosfolipídeos e membrana plasmática

Os fosfolipídios são formados por duas partes principais:

  • Uma cauda de ácidos graxos;
  • Uma cabeça de grupo fosfato.

Os ácidos graxos são apolares, portanto não têm afinidade (hidrofóbica) com a água, já o grupo fosfato é polar e tem afinidade com a água (hidrofílica).

Essas características permitem que os fosfolipídeos se juntem e organizem formando micelas e bicamadas, com a parte hidrofílica voltada para o exterior e a parte hidrofóbica fica voltada para o interior da bicamada ou da miscela.

Composição da membrana plasmática: https://brainly.com.br/tarefa/53777627

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares