Respostas
Resposta:
Como começou a Era Vargas?
Nossa história Começa com a República Oligárquica, alternando presidentes entre Minas e São Paulo, formando a famosa Política do Café com Leite.
Para as eleições de 1930 o próximo presidente deveria ser indicado pela elite mineira, mas Washington Luís indicou como candidato o paulista Júlio Prestes
Muita atenção a estes pequenos detalhes, pois eles podem aparecer nas questões sobre Era Vargas, tanto para o 9º ano do Ensino Fundamental, quanto nos vestibulares
A candidatura de Getúlio Vargas
Minas escolhe lançar o candidato que mudaria a história do Brasil, aquele que implementaria a ditadura do Estado Novo: Getúlio Vargas, o homem que se reconheceu como um autoritário amado
Este homem de retórica inigualável e inspirado pelas ideias positivistas tinha um enorme carisma
Atenção: As questões sobre a Era Vargas podem envolver conhecimento sobre o período do fascismo! É o que estava acontecendo no mundo: a busca por grandes líderes que prometem uma grande Nação!
Vargas sobe ao poder com um novo conjunto de oligarquias: industriais e militares, por exemplo
Júlio Prestes foi eleito com larga vantagem, porém nunca se assentou na cadeira presidencial
Em porto Alegre o golpe acontece com a tomada do quartel-general da 3ª região militar, onde aconteceram as primeiras mortes e os governos estaduais foram depostos pelos militares revolucionários
Getúlio Vargas aguardava em Curitiba. Ao final do mês chegaram ao Rio de Janeiro e Washington Luís foi deposto com um golpe militar
Uma junta provisória entrega o poder a Getúlio e em 1 de novembro de 1930 ele assume a presidência no palácio do Catete
Lembre-se de estudar para o Enem com o nosso Simulado Online e Gratuito. Muitos exercícios sobre a Era Vargas, principalmente sobre o Estado Novo, são muito cobrados.
Como foi o Período Vargas (1930 – 1945)?
A introdução que vimos é de suma importância para as questões sobre Era Vargas e agora passamos a esta parte da nossa história com mais detalhes.
A tendência centralizadora e totalitária do presidente se confirma. Ele foi chefe do governo provisório com amplos poderes e governava por decretos, pois a constituição de 1891 foi revogada e o congresso dissolvido.
Washington Luís foi preso e conduzido até o forte de Copacabana, para depois ser exilado.
Os apoiadores do antigo governo já haviam sido depostos e nos seus lugares os indicados de Vargas foram colocados
O que foi a junta revolucionária MMDC?
João Alberto Lins de Barros foi o militar pernambucano escolhido para governar São Paulo. Isso acirrou o descontentamento paulista.
Já não se tratava mais de famílias oligárquicas no poder ou de um partido. Tudo se centraliza no próprio Getúlio.
O personalismo político se sobrepôs às instituições.
Os paulistas esperavam uma nova Constituição, mas como isso não veio, eles se revoltaram e tiveram de ser controlados.
Isso levou a uma guerra civil brasileira. Os paulistas realizam uma revolta armada em 23 de maio de 1932.
Num protesto, quatro jovens paulistas foram mortos. Em 9 de julho foi formada a Junta Revolucionária MMDC (iniciais dos jovens mortos).
Após 3 meses de guerra as tropas getulistas venceram. A Revolução Constitucionalista de 1932 perdeu e eles se renderam no dia 2 de outubro.
Em 3 de maio de 1933 foram realizadas as eleições para a Assembleia Constituinte que daria as bases para a nova Constituição de 1934. Por eleição indireta, Getúlio é eleito presidente da república.
Estude bem o tópico da Revolução Constitucionalista de 1932, pois também é um tema envolvido nas questões sobre a Era Vargas, aliás da ditadura de Getúlio Vargas em geral.
Quais foram as primeiras medidas de Getúlio Vargas?
Iniciam-se as estatizações. Getúlio nacionalizou o subsolo, bancos, seguradoras e mais o que pôde.
Era um protecionista em relação ao comércio externo. Seu modelo se alinhava ao de socialistas e fascistas, afinal era o que acontecia no mundo neste período.
O modelo era o de um capitalismo submetido aos poderes do Estado. Getúlio Vargas estava se tornando o führer brasileiro. Isso costuma ser tema para questões sobre a Era Vargas.
Boa parte do Brasil de hoje foi construído no período Vargas. O Estado começa a produzir a identidade nacional e a formar as pessoas segundo a propaganda centralizada.
Os supostos interesses da nação são assimilados com a vontade do governante.
O nacionalismo no Brasil acabou servindo à estatização, a um capitalismo controlado pelo Estado e os meios de comunicação de massa são usados para reforçar tudo isso.
Explicação:
Era vargas perguntas e respostas