Os impactos da crise sanitária mundial do Covid-19 foram sentidos muito rapidamente no Brasil e, diante de ações contraditórias e contestadas de governos, contribuíram, em alguma medida, para o avanço da doença que atingiu números alarmantes de casos e mortes logo nos primeiros meses da pandemia, o que se mantém até meados de 2021. Contudo, para além da questão diretamente relacionada à saúde, Campos (2020, p. 68-69) destaca um conjunto amplo de ações relacionadas à proteção social, bem como afirma que "não podemos esquecer que as consequências da Covid-19 são agravadas de acordo com a renda, a localização, o gênero e a raça/cor das pessoas"
Respostas
Podemos considerar ao ler o texto sobre os impactos decorrentes da pandemia da Covid-19, esta que trouxe problemas na saúde e também sociais, que foram agravadas de acordo com a caracterização social do indivíduo.
Diante disso, afirmamos que as asserções I, III e IV são proposições verdadeiras, visto que o Cadastro Único foi crucial no combate a esta doença no quesito social, pois a partir desta ferramenta foi possível diferenciar os que realmente precisavam do auxílio do governo dos que não, a partir de um banco de dados.
Caracterizando o Cadastro Único
O Cadastro Único ou popularmente chamado de CAD único, é considerado uma política pública do governo a qual desempenha auxílio para todas as famílias carentes dentro do território nacional.
Podemos destacar alguns dos benefícios que ela estabelece:
- Taxa de isenção para concursos e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
- Auxílio Brasil;
- Passagens interestaduais com menor custo.
Complemento do enunciado
Diante de tal contexto, analise as afirmações a seguir:
I – O Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais de âmbito federal foi implementado em 2001.
II – Por buscar a redução de desigualdades sociais, todos os objetivos do CadÚnico são de curto prazo.
III - O CadÚnico é destacado pelos governos como instrumento para identificar famílias vulneráveis socialmente.
IV – Uma crítica ao auxílio emergencial é a demora para que os beneficiários tenham acesso ao benefício.
Entenda mais sobre as políticas públicas aqui:
brainly.com.br/tarefa/3139392
#SPJ4