6- (CESPE 2016- Polícia científica) A figura precedente representa um bloco de massa m ligado a uma mola de constante elástica k oscilando em uma superfície horizontal sem atrito. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A) A energia potencial elástica associada à mola será negativa se houver distensão da mola. Se houver compressão da mola, a energia cinética no bloco será negativa.
B) Em qualquer ponto de oscilação do sistema, a soma da energia cinética com a energia potencial elástica é constante.
C) Na posição de compressão máxima da mola, a energia cinética é máxima e a energia potencial elástica, nula.
D) Se o bloco, após comprimir totalmente a mola, for liberado, a energia cinética associada a ele será inferior à energia potencial elástica armazenada na mola enquanto ela estava totalmente comprimida.
E) Na posição de alongamento máximo da mola, a energia cinética é máxima e a energia potencial elástica, nula.
Respostas
Após realizar as devidas análises, podemos afirmar que a a alternativa correta é a B) Em qualquer ponto de oscilação do sistema, a soma da energia cinética com a energia potencial elástica é constante.
Entendimento do exercício
Na situação, a mola oscila para a direita, na qual a mola é alongada, e para a esquerda, na qual a mola é comprimida. Perceba que:
- Nos pontos de máximo alongamento e compreensão, a velocidade do bloco é nula, pois nestes pontos ele para e inverte a direção de movimento.
Lembre-se das seguintes fórmulas:
- Energia cinética:
Em que:
- Energia potencial elástica:
Em que:
Perceba que:
- Quanto maior a deformação da mola, maior será sua energia potencial elástica.
Resolução do exercício
Vamos analisar cada uma das alternativas.
- A) A energia potencial elástica associada à mola será negativa se houver distensão da mola. Se houver compressão da mola, a energia cinética no bloco será negativa.
O cálculo da energia cinética depende de duas grandezas: a massa e a velocidade. A massa não pode ser negativa e a velocidade, mesmo se for negativa, irá adquirir valor positivo ao ser elevado ao quadrado na fórmula. Portanto, a energia cinética de um corpo jamais poderá ser negativa.
Alternativa incorreta.
- B) Em qualquer ponto de oscilação do sistema, a soma da energia cinética com a energia potencial elástica é constante.
Como não há atrito na superfície e nem no ar, teremos a conservação da energia mecânica, ou seja, em qualquer ponto da trajetória, a energia mecânica será a mesma. Como esta é a soma da energia cinética com a energia potencial de um corpo, temos que tal somatória será constante.
Alternativa correta.
- C) Na posição de compressão máxima da mola, a energia cinética é máxima e a energia potencial elástica, nula.
Como vimos anteriormente, na posição de compreensão máxima da mola, a energia cinética é nula e a energia potencial elástica é máxima.
Alternativa incorreta,
- D) Se o bloco, após comprimir totalmente a mola, for liberado, a energia cinética associada a ele será inferior à energia potencial elástica armazenada na mola enquanto ela estava totalmente comprimida.
No ponto de equilíbrio, a energia cinética é máxima e a energia potencial elástica é nula. Logo, como temos conservação da energia mecânica, a energia cinética será IGUAL à energia potencial gravitacional.
Alternativa incorreta.
- E) Na posição de alongamento máximo da mola, a energia cinética é máxima e a energia potencial elástica, nula.
Nesta posição, a energia cinética é nula e a energia potencial é máxima.
Alternativa incorreta.
⭐ Espero ter ajudado! ⭐
Veja mais exercícios semelhantes em:
- https://brainly.com.br/tarefa/3091118