Respostas
Os 8 R's são: Refletir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Reparar, Responsabilizar-se e Repassar.
O 8R’s é uma mudança de hábitos, cuja ideia central é impulsionar os esforços para a conservação do meio ambiente e deixar um impacto positivo duradouro no planeta.
O objetivo dos R’s da sustentabilidade era a criação de soluções ambientais, já que a sociedade se mostrava altamente consumidora, produtora de grande quantidade de lixo e não fazia a destinação correta dos resíduos.
Refletir É importante refletir na questão e potencializar os feitos que podem contribuir para um mundo melhor, minimizando os impactos negativos.
Reduzir É feita a análise que aquela aquisição ou ato realmente é necessário é o momento de evitar desperdícios de produtos, serviços, água e energia.
Reutilizar
Ao utilizar um produto até o fim, ao seu término, é possível reinventá-lo, utilizando-o de outra maneira uma Garrafas PET podem ser transformadas em um brinquedo para garantir a diversão da criançada. Com o reaproveitamento dos mais variados itens, a quantidade de lixo gerado, que tantos males causa ao meio ambiente, será menor.
Reciclar É preciso separar o lixo comum do reciclável (papel, plástico, vidro e metal) em casa mesmo ao descartar os resíduos em sacolas diferentes é possível encaminhar os resíduos diretamente às entidades que desenvolvem o trabalho de separação de reciclagem.
Respeitar
Respeitar ao meio ambiente ao qual todos estão inseridos garante mais qualidade de vida e um lugar muito melhor para se viver
Reparar
Se aquilo que quebrou pode ser consertado, a opção é a mais indicada do que fazer uma nova compra com a reutilização do material, de alguma outra forma, se nao for possivel então fazer o encaminhamento para a reciclagem.
Responsabilizar-se
Nesse princípio está a responsabilidade pelos impactos bons e ruins dos atos exercidos e que refletem no cotidiano que vivemos.
Repassar
A preservação do planeta depende da união de esforços de todo mundo por isso, é importante multiplicar informações que disseminem a importância do consumo consciente, para que, cada vez mais, pessoas se juntem à causa.