• Matéria: Administração
  • Autor: karinagomesarrudakg
  • Perguntado 3 anos atrás

Estudo de Caso - Gestão de Pessoas e Stakeholders
Os desafios do recrutamento e seleção em uma Instituição de Ensino. A Universidade Beta (fictícia), localizada no norte do País, caracterizada pelo seu rápido crescimento tanto no quesito estrutura quanto ao número de alunos, via também seus lucros aumentarem consideravelmente. No entanto, por ocasião das festas e jantares de final de ano, percebia-se claramente o evento de certo modo esvaziado, o que refletia, sob o ponto de vista de seu diretor de pessoas, desmotivação da equipe. Esse diretor então, realizou uma pesquisa de satisfação com os colaboradores somente da sua área, o que representou o envio de formulário eletrônico de aproximadamente 250 colaboradores. Para sua surpresa, o que chamou a atenção do gestor foi o fato de que a grande maioria dos funcionários estava insatisfeita com o modo como eram preenchidos os cargos de comando. Foi apontado que todos, sem exceção, eram preenchidos por profissionais contratados externamente. Não era dada a menor chance de aproveitamento de um talento interno. Muitas vezes, segundo a pesquisa, o profissional contratado detinha menos conhecimento sobre o cargo do que os profissionais já atuantes na empresa. Diante desse cenário, os talentos internos ficavam pouco tempo na instituição, migrando para a concorrência, gerando um turnover (rotatividade) expressiva. De posse desses resultados, o esse diretor propôs aos sócios da instituição que fosse dada maior atenção ao aproveitamento dos profissionais internos na ocupação de cargos de comando. No entanto, face à cultura organizacional, a cúpula optou por dar continuidade ao processo de preenchimento dos cargos com talentos externos. ATIVIDADE: Com base no estudo de caso, APRESENTE as principais vantagens e desvantagens com relação ao critério adotado pela Instituição Beta, de contratar somente talentos externos para preenchimento dos cargos de comando na empresa.

Respostas

respondido por: liipesenna95
0

Resposta:As empresas têm uma grande necessidade de obter pessoas comprometidas com as suas atividades, pois, o cenário mundial está em constante mudança, como a globalização a revolução tecnológica e a complexidade das estruturas organizacionais.

Cada vez mais, a empresa tem necessidade de se adaptar às mudanças do ambiente externo em pouco tempo, e isso acaba exigindo que o setor de Recursos Humanos trabalhe dobrado, buscando recrutar e selecionar os candidatos, sejam eles como recrutamento interno, externo ou recrutamento misto, e isto se deve ao fato da necessidade das organizações terem que estar sempre revendo suas carências de recurso humano há curto, médio e longo prazo.

Explicação:Atrair e reter talentos é o grande desafio da gestão de pessoas. O início deste desafio está em identificar o candidato ideal para cada vaga na empresa. Dessa forma, o RH começa a repensar o seu papel estratégico em suas atividades, ou seja, encontrar uma forma de integrar os objetivos de longo prazo da empresa, as variáveis do ambiente e as necessidades que se tem de pessoas.

Perguntas similares