• Matéria: Português
  • Autor: JabirocoBR
  • Perguntado 3 anos atrás


Lela o texto a seguir para responder às questões 7 a 12

"Bate-papo com a jogadora Marta"

A brasileira Marta já conquistou 5 vezes o prêmio de melhor jogadora de futebol do mundo, oferecido pela FIFA. Veja trechos da entrevista com Marta:

"De que modo você acredita que o futebol pode ajudar uma nação?"
Como uma grande força mobilizadora e de união, pois em um único time ou partida, podem jogar pessoas de diferentes culturas, classe social, cor, religião e sexo.

"O futebol feminino é um esporte ainda não muito valorizado no país. O que te manteve firme para seguir na profissão de jogadora?"
O sonho de chegar a me tornar uma atleta profissional, jogar pelo meu país, ajudar minha família e ser reconhecida mundialmente. Tudo isso fez com que eu não desistisse diante dos obstáculos.

"Qual o maior obstáculo que você teve que enfrentar para chegar onde está?"
A falta de incentivo e de recursos.

"Por todas suas conquistas, você é um grande exemplo para muitas mulheres. O que diria para aquelas que sofrem preconceito e lutam para conquistar um lugar em um mundo quase predominantemente masculino?"
Eu diria que nada é impossível quando se tem um objetivo na vida, quando se tem um sonho.

"Como foi a sua infância em Dois Riachos? Sua família te apoiou na decisão de ser jogadora?"
Vivia nos campos de futebol da cidade, só parava quando estava no colégio. Minha família não era muito a favor, pois naquela época não havia tantas meninas interessadas em praticar o futebol, eu era a única na cidade.

"Infelizmente vemos muitos casos de preconceito contra jogadores negros nos estádios, principalmente na Europa. Isso já aconteceu com você ou alguma companheira?"
Nunca tive nenhum tipo de preconceito desse tipo, nem presenciei algo assim.

"Qual foi o melhor momento da sua carreira até hoje?"
São vários, mas acho que a conquista da medalha de prata (nos Jogos Olímpicos) em Atenas (2004) e a final dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. Estes foram marcantes.

"E o pior?"
A final do mundial, em 2007, contra a Alemanha (Brasil perdeu por 2×0).

"Se não fosse jogadora de futebol, que profissão gostaria de ter?"
Gosto muito de música, então poderia ser qualquer coisa voltada para a música.

7. Embora o título do texto seja "Bate-papo com a jogadora Marta", o nome do gênero textual que você acabou de ler é "entrevista". O que diferencia uma entrevista de um bate-papo?

8. De modo geral, as entrevistas são iniciadas com a apresentação do entrevistado. Por que Marta foi escolhida pela vistadora para falar sobre a sua experiência pessoal e profissional?

9. O gênero entrevista se caracteriza por uma interação verbal entre o entrevistador e o entrevistado. Qual desses interlocutores desempenha papel de maior relevância no texto? Justifique sua resposta.

10. Entrevistar uma pessoa exige do entrevistador certo conhecimento da vida pessoal e da atividade profissional do entre vistado. Transcreva do texto uma pergunta que comprove essa afirmação.

Respostas

respondido por: 4leph
1

Respostas:

7 - O fato de um bate-papo não ter o objetivo específico que é a característica da entrevista, muito menos a mesma formalidade.

8 - Por ela poder ser considerada como exemplo de superação feminina e da comunidade afro.

9 - O entrevistado. Sem suas respostas não há entrevista, mas ainda haverá o entrevistador, que as intermedia para o público.

10 - "Como foi a sua infância em Dois Riachos? Sua família te apoiou na decisão de ser jogadora?"

Como interpretar um texto simples e responder suas perguntas

Aqui vão dicas simples de como encontrar as respostas para perguntas em futuros textos que vier a interpretar:

  1. Leia o texto uma primeira vez.
  2. Leia uma segunda vez, mas desta vez: a cada vírgula, ponto e vírgula, ponto final, ponto de interrogação ou de exclamação, faça uma pequena pausa ⇒Veja se entendeu a mensagem até ali. Só então  continue. Não é uma corrida. Pressa não é velocidade muito menos, qualidade.
  3. Após a segunda leitura, faça para si mesmo as perguntas:
  • Quem? - sobre quem é o texto, quais são os envolvidos nele? Anote. "A brasileira Marta..."

  • Quando? - existe algum termo de marcação temporal, como, por exemplo, " muito tempo atrás...", ou "no dia do teatro que representava a política...", ou "quando a Terra era considerada uma esfera...". Anote.

  • Onde? - existe alguma marcação de lugar, determinador de espaço?

⇒Exemplos: "no Japão as pessoas...", "em uma terra distante vivia um Hobbit...", "Chapeuzinho então foi para a floresta...", "[...] a sua infância em Dois Riachos [...]". Anote.

  • Como? -  existe algum termo que diga em quais circunstâncias ocorreram os fatos com os "quem" do texto?

⇒Exemplo: "Como foi a sua infância em Dois Riachos? Sua família te apoiou na decisão de ser jogadora?", " Vivia nos campos de futebol da cidade, parava quando estava no colégio". Anote (aqui, quando circunstância e lugar, e não tempo).

  • V ou F? - Este ponto é crucial: quais palavras dentro do texto podem ter mais de um sentido, quais podem ser usadas como "falsas" verdadeiras? Dentro do texto elas representam seu sentido real, ou "um modo de dizer"?

Δ Exemplo:

"A Catarina é um gata manhosa."

  1. Se tomarmos a palavra gata em seu sentido literal, vamos estar falando de um felino, fêmea, de nome Catarina, que gosta de fazer manha, pedir carinho, etc.
  2. Se tomarmos em seu sentido figurado, estamos falando de um ser humano, fêmea, bonita, que tem muitos caprichos, faz muita "manha" para ganhar atenção.

Anote as palavras que são F e as que são V.

De posse das respostas para quem, quando, onde, como, e do V ou F, analise as perguntas.

Qual delas pede o "quem"? Qual pede o "quando"?

E assim por diante.

Obviamente, este é um método bem resumido para textos simples, nem sempre encontrará os marcadores de forma tão óbvia, nem sempre haverá todos em um texto, poderá encontrar outro tipo de pergunta.

No entanto, com a prática, todos conseguem, desde que comecem pela base. Sem alicerce, sem prédio.

Ninguém acerta de primeira.

Ninguém nasceu andando e falando, o ser humano aprende, e aprende porque sempre tenta e pratica, usando o conhecimento adquirido anteriormente.

No entanto, interpretação de textos é uma habilidade, e não um conhecimento.

Qual a diferença?

A diferença é que se você sabe que na Inglaterra se fala a língua inglesa, você tem um conhecimento. Está guardado em uma gaveta de seu cérebro, e quando necessitar, vai usar ''lembrando". O mesmo para nome de países, capitais de estados, etc.

Na nossa sociedade isto é confundido com inteligência, mas não é o ponto aqui.

Conhecimento = informação que se pode acessar quando quiser.

Mas sabendo que na Inglaterra se fala o inglês, se decidir falar inglês, você consegue?

Não.

Você não domina a habilidade de falar inglês, que compreende as cinco competências: ouvir, falar, ler, escrever e interpretar.

Habilidade = conhecimento em movimento constante, sempre se aprimorando.

Para isto, você vai, sim, acumular conhecimentos, mas se não os aliar a uma pratica constantemente e bem conduzida, jamais vai dominar a língua Inglesa.

E se um dia não falar por um longo período, você a esquece.

Até mesmo a sua língua materna, o português, você "desaprende".

Há vários casos de pessoas que mudaram do Brasil e esqueceram, por exemplo, como contar em português, quais eram os articuladores, etc.

Tenha sempre isto em mente.

É a base para entender qualquer assunto mais complexo, que com certeza vai ajudar você a ir bem nas próximas.

Mais sobre interpretação textual aqui https://brainly.com.br/tarefa/23539799

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares