Diferentes elementos e agregados macroeconômicos são diretamente dependentes da chamada “taxa de juros”. Essa identidade macroeconômica, que está relacionada à expectativa de remuneração por decisões de consumo intertemporal, é um fator determinante para motivar decisões de investimento produtivo, para aplicações financeiras e para a realização de movimentos e transferência de capital entre economias. Observa-se, portanto, que a taxa de juros tem um papel ao mesmo tempo produtivo e especulativo, interferindo nos mercados de bens e financeiros.

BLANCHARD, O. Macroeconomia. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2008.

A partir dos referenciais teóricos relativos à taxa de juros e suas determinações, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.

I. Um diferencial positivo de juros entre a economia nacional e a taxa de juros internacional, em contexto de mobilidade absoluta de capitais, tem efeitos positivos e importantes sobre o Balanço de Pagamentos.

PORQUE

II. A redução na taxa de juros nacional estimula o investimento produtivo, o que viabiliza o aumento do consumo, do produto e da renda nacional.

A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.

As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
As proposições I e II são falsas.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.

Respostas

respondido por: maykonsimao1994
0

Resposta: As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é a justificativa da I.

Explicação:

Perguntas similares