A implantação da Vigilância Ambiental em Saúde tem se apresentado um novo modelo de atenção, capaz de implementar avanços nas ações de promoção e de proteção à saúde da população, por meio do monitoramento e do controle de problemas decorrentes do desequilíbrio do meio ambiente, relacionando-os de forma que se busque o planejamento e o desenvolvimento de ações para eliminar ou reduzir a exposição humana aos fatores prejudiciais à Saúde. Assinale a alternativa CORRETA acerca da responsabilidade dos municípios na área de vigilância em saúde ambiental:
a.
Executar ações de vigilância em saúde ambiental de forma complementar a atuação dos estados em circunstâncias especiais de risco à saúde decorrente de fatores ambientais, que superem a capacidade de resposta do nível estadual.
b.
Definir indicadores nacionais para o monitoramento de contaminantes ambientais na água, ar e solo de importância e repercussão na saúde pública, bem como para a vigilância e prevenção dos riscos decorrentes dos fatores físicos, ambiente de trabalho, desastres naturais, acidentes com produtos perigosos.
c.
Coordenar a Rede Estadual de Laboratórios de Vigilância em Saúde Ambiental e credenciar Centros Estaduais de Referência em Vigilância em Saúde Ambiental.
d.
Promover, coordenar e executar estudos e pesquisas aplicadas na área de vigilância em saúde ambiental.
e.
Normalizar os procedimentos de vigilância em saúde ambiental nos pontos de entrada no território nacional de pessoas, meios de transporte e outros que possam ocasionar riscos à saúde da população.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
alternativa letra. ( A )
Explicação:
A atuação da Vigilância Ambiental em Saúde em todos os níveis de governo requer articulação constante com os diferentes atores institucionais
públicos, privados e com a comunidade para que as ações integradas sejam
implementadas de forma eficiente, a fim de assegurar que os setores assumam
suas responsabilidades de atuar sobre os problemas de saúde e ambiente em
suas respectivas áreas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás