• Matéria: História
  • Autor: joycegabriela192
  • Perguntado 3 anos atrás

“[...] acredito que a ‘política racial’ [do Brasil] não precisa seguir os rumos do mundo anglo-saxão. Os Estados Unidos vivem ‘surtos’ de universalismo dentro do seu particularismo histórico, como, por exemplo, no movimento dos direitos civis na década de 1960, e mesmo agora, vozes de pessoas que se consideram ‘misturadas racialmente’, ainda tímidas, surgem para reivindicar identidades sociais além das categorias ‘raciais’ existentes. O Brasil vive ‘surtos’ de particularismo dentro de seu universalismo constitucional e consentido: afinal, como reza o dito popular, ‘na prática a teoria é outra’. Mas nem por isso precisamos descartar a ‘democracia racial’ como ideologia falsa. Como mito, no sentido em que os antropólogos empregam o termo, é um conjunto de ideias e valores poderosos que fazem com que o Brasil seja o ‘Brasil’, para aproveitar a expressão de Roberto DaMatta. Como tal, é seguramente nada desinteressante num mundo assolado pelos particularismos ‘raciais’, ‘étnicos’ e ‘sexuais’ que alhures produzem sofrimento e morte no pretenso caminho da igualdade (FRY, Peter. O que a Cinderela Negra tem a dizer sobre a “política racial” no Brasil. Revista da USP, São Paulo, n. 28, p. 134, 1995/1996).

Leia as asserções abaixo:

I. Florestan Fernandes critica o pensamento de Gilberto Freyre sobre a formação do Brasil por apresentar o mito da democracia. Trata-se da ideia de que há uma ideologia entre os brancos que estabeleceu a falsa ideia de que a escravidão no período colonial foi pacífica, promovendo a integração da população negra na sociedade.

II. Gilberto Freyre é um crítico do racismo, por isso considera que as relações sociais no Brasil são marcadas por ampla violência, desigualdades e exclusão da população negra, sobretudo as mulheres. Indique abaixo a alternativa correta:

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma consequência da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e I é consequência da II.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: thiemitarumi2014
1

Resposta: c

Explicação:

c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Perguntas similares