A delimitação da história do presente ou do mundo atual depende não apenas das experiências das várias gerações que convivem em um dado momento mas também da consciência histórica e do uso público do passado pela política, grupos sociais e mídia. Os estudos sobre memória histórica, atualmente amplamente difundidos, estão intimamente ligados.
Sobre o ensino do conceito de história do tempo presente, analise as asserções.
Alguns pesquisadores da área de ensino de História compreendem como fundamental que os alunos dominem o conceito de história do tempo presente, esse conhecimento da disciplina é relevante para que ela cumpra uma de suas finalidades: desprender o aluno de seu tempo presente.
PORQUE
Essa contradição emerge porque a compreensão de uma história do presente provê métodos e conteúdos para verificação do que acontece no tempo presente, fornecendo, também, um arcabouço intelectual que permite que os alunos compreendam os fatos cotidianos de sua realidade sem deixar se levar por mitos.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
b.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
c.
as duas asserções são falsas.
d.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
e.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
3,34 pontos
PERGUNTA 2
A abordagem cronológica é exatamente o que seu nome indica: o estudo da história de um ponto no tempo para outro ponto no tempo. Assim, nesse modo, a história deve ser ensinada cronologicamente e deve enfatizar toda a história humana, não apenas a história do país em que se vive.
Sobre essa concepção da história, avalie as afirmativas a seguir.
I. A tendência da história como narrativa foi delineada no século XIX, sendo o historiador Leopold Von Ranke responsável pelos aportes teóricos para esta.
II. Essa tendência, teoricamente pensada e fundamentada nos escritos de Francisco Adolfo Varnhagen, proporcionou um caráter científico à história.
III. Os fundamentos dessa teoria se embasam na hipótese de que os acontecimentos são repetidos ao longo da história.
IV. Os historiadores não possuem compromisso com a imparcialidade frente aos fatos, podendo emitir sua opinião ou algum juízo de valor.
Está correto o que se afirma em:
a.
II, III e IV, apenas.
b.
I, III e IV, apenas.
c.
I, II e III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
I, apenas.
3,33 pontos
PERGUNTA 3
Conforme o tempo muda, se altera e se expande, a educação deve acompanhar essas mudanças, assim, as propostas curriculares atuais se diferem daquelas mais antigas, algumas semelhanças e continuidades são possíveis de ver, ao mesmo tempo que, as mudanças também ficam evidentes.
Nesse sentido, avalie as afirmativas sobre propostas curriculares a seguir.
I. As propostas fundamentadas nos círculos concêntricos são aquelas que se valem de conteúdos tradicionais.
II. Os círculos concêntricos buscam olhar primeiro para o que está mais próximo do aluno, tanto em relação à distância quanto em questão de tempo.
III. A legislação educacional inibe que as propostas curriculares sejam selecionadas por eixos temáticos ou temas geradores.
IV. A seleção dos conteúdos que farão parte do currículo escolar é uma questão legislativa, cabendo aos docentes a execução das propostas.
Está correto o que se afirma em:
a.
I, II e IV, apenas.
b.
II, apenas.
c.
I e II, apenas.
d.
I, III e IV, apenas.
e.
I, II e III, apenas.
clarajsv:
A abordagem cronológica é exatamente o que seu nome indica: o estudo da história de um ponto no tempo para outro ponto no tempo. Assim, nesse modo, a história deve ser ensinada cronologicamente e deve enfatizar toda a história humana, não apenas a história do país em que se vive. Qual respota?
Respostas
respondido por:
13
Resposta:1 E
Explicação: Resposta correta
respondido por:
3
Resposta:
Explicação: 2 - resposta e) I apenas
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás