Respostas
Resposta:
Faz-se tempo de a Umbanda encontrar seu próprio caminho, possuir sua própria doutrina, desvencilhada de elementos sincréticos. A escravidão ficou para trás, guardada nos arquivos da História. Somos livres para professar nossa crença e temos suficientes elementos de culto e de fé, sem precisarmos nos apropriar da fé alheira. Saudemos sempre os católicos como irmãos, Respeitemos sempre suas crenças e saibamos praticar as nossas de forma independente e madura.
Nada temos contra o catolicismo, ou contra os católicos. Como toda religião sincera tem o nosso respeito e nossa consideração. Contudo é imprescindível que se destaque que Umbanda e Catolicismo tem em comum unicamente o monoteísmo e o cristianismo. No mais, são religiões completamente diferentes, afastadas mesmo em suas bases filosóficas
O catolicismo não acredita na doutrina da reencarnação e muito menos no intercâmbio entre os planos da vida. É a crença deles. Não merece críticas, nem anátemas, mas requer o reconhecimento de que são crenças distintas e, soa até mesmo desrespeitoso para com os irmãos católicos que nos apropriemos de elementos de sua crença para uso em práticas que muitos deles inclusive não aprovam.