Respostas
Resposta:
Em O desaparecimento de Georges Perec , no capítulo VIII, Anton Voyl resume a história de Moby Dick em seu diário. O trecho termina com um jogo homofônico “Ah Moby Dick! Ah, droga, Bic! "
Explicação:
Em seu livro Fraternal Melancholy , o escritor Stéphane Lambert relata a amizade entre Herman Melville e Nathaniel Hawthorne. Nascida durante o período de escrita de Moby Dick , essa relação de amizade apaixonada teve uma influência real na forma e no conteúdo da obra-prima de Melville.
Em Mon Michaël d'Amos Oz, Hanna menciona Moby Dick várias vezes em seus sonhos fantásticos.
No livro Matilda , Moby Dick é citado entre os muitos livros que a heroína lê.
No filme de 1996 Matilda , Matilda lê Moby Dick de Herman Melville enquanto seu pai chora. Na cena final, ela lê para sua mãe adotiva a frase de abertura: “Me chame de Ismael. Alguns anos atrás - não importa quantos ... ”
Na série Arquivo X: nas fronteiras da realidade , Dana Scully diz a Fox Mulder que seu pai a chamava de Starbuck , por causa de seu personagem durão. O lado tenaz de seu pai o fez adotar o apelido de Acabe . E durante a 3ª temporada, Scully cuida de um cachorro que ela chama de Queequeg (que devorou o cadáver de seu antigo dono no episódio Adivinhação e , ironicamente, vai acabar na barriga de um monstro. Marinho). Scully explica em um episódio ( Teeth of the Lake , temporada 3) que sua família adora Moby Dick .
No desenho Daria , os personagens mencionam Moby Dick várias vezes . Por exemplo, no episódio 3 da 1ª temporada, Daria corrige a atribuição de um aluno em Moby Dick .
Na série Os Simpsons (temporada 15, episódio 10), Marge escreve um romance fortemente inspirado no romance Moby Dick .
No mangá One Piece , Moby Dick é o navio principal dos Piratas do Barba Branca.
No filme Zelig ( Woody Allen ), a doença do herói homônimo origina-se de seu medo social de admitir aos colegas que não leu Moby Dick .
Na série de quadrinhos Bone ( Jeff Smith ), o herói Fone Bone leva o romance Moby Dick a todos os lugares com ele . Além de ser usado como uma mola cômica (Fone Bone pode fazer qualquer um dormir lendo uma passagem do livro), elementos de Moby Dick são incorporados aos sonhos do herói; ele se vê como Ishmaël, a bordo do Pequod, com seus irmãos Phoney e Smiley respectivamente no papel de Ahab e Moby Dick, e sobrevive uma vez caído no mar graças a um caixão flutuante.
Na série Dr. House , temporada 2, episódio 17, o personagem de Wilson compara a obsessão do personagem de House ao querer confirmar o diagnóstico de um paciente morto há 12 anos à obsessão de Ahab em Moby Dick
Nos videogames Skies of Arcadia e Skies of Arcadia Legend , o personagem Drachma busca vingança contra a baleia Rhaknam responsável pela perda de seu braço direito, seu olho direito e seu único filho. A história de Moby Dick aqui desempenha o papel de uma matriz mitológica infinitamente interpretável (assim como os mitos de Don Juan ou Orestes).
No filme Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato , o personagem de Lily compara o Capitão Picard a Ahab em seu espírito de vingança contra os Borg.
No episódio 14 da 5ª temporada da série Star Trek Voyager , a tripulação enfrenta uma criatura comparável a Moby Dick, e conhece um personagem com motivações semelhantes ao Capitão Ahab, sendo feita referência ao romance durante o episódio.
No terceiro volume da série de quadrinhos Lanfeust des Étoiles , parte da trama é uma adaptação do romance Moby Dick ao estilo Arleston .
No videogame Metal Gear Solid V: The Phantom Pain , o protagonista (Venom Snake) está durante o prólogo conhecido como o código Ahab , enquanto seu misterioso protetor se chama Ishmael . O helicóptero utilizado como Centro de Operação Móvel do protagonista se chama Pequod, um segundo se identificará como Queequeg. Muitos dos temas de Moby Dick também são explorados através da narrativa do jogo.
No filme O Menino e a Fera de Mamoru Hosoda , Moby Dick aparece como uma invocação espectral do antagonista.
No videogame Crysis Warhead , a primeira missão se chama “ Call me Ishmael ”.
No videogame Divinity Original Sin , uma concha falante chamada Ishmashell , a contração de Ishmael e a concha oferece uma missão. Ele inicia a conversa com a frase “ Me chame de Ishmashell, filho do mar ”.
Matt Groening revisita o romance em um episódio da série de animação Futurama intitulada Möbius dick .
Uma música do Led Zeppelin se chama Moby Dick