Para durkheim, nas sociedades primitivas ou pré-capitalistas, os indivíduos ocupavam posições muito gerais, realizavam uma ampla variedade de tarefas e mantinham um grande número de responsabilidades. Essas sociedades são caracterizadas pela solidariedade mecânica, pois se mantém coesa em função dos mesmos sentimentos, valores e crenças. As sociedades modernas são caracterizadas pela solidariedade orgânica, em que a união dos indivíduos ocorre em função das diferentes tarefas e responsabilidades. Teske, o. (coord. ). Sociologia: textos e contextos. Canoas: ed. Ulbra, 2005. Ao refletir sobre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica de durkheim, nas sociedades modernas a solidariedade orgânica mantém-se pela a) divisão social do trabalho. B) identificação de costumes. C) ausência de individualismo. D) dissolução das regras sociais. E) similaridade de práticas religiosas
Respostas
respondido por:
0
Vejamos para Durkheim a solidariedade mecânica se mantém pelos valores, crenças sentimentos, dentro de uma coletividade orgânica e relativa.
Sendo assim podemos afirmar que a resposta correta é a D - dissolução das regras sociais.
Durkheim e os fatos sociais
Para Durkheim os fatos sociais consistem em aperfeiçoar a forma de agir, pensar e sentir sobre a força dos indivíduos.
Obrigando - os a se adequar segundo as normas e regras, dentro de uma sociedade.
Ao analisarmos esse trecho podemos notar que nem tudo pode ser considerado um fato social, para que isso verdadeiramente ocorra é preciso que esse conceito venha acompanhado por três características.
As três principais características são:
- coercitividade
- exterioridade
- generalidade.
Saiba mais sobre Emile Durkheim aqui: brainly.com.br/tarefa/756828
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás