• Matéria: Física
  • Autor: sakyhime4985
  • Perguntado 3 anos atrás

As consciências particulares, unindo-se, agindo e reagindo umas sobre as outras, fundindo-se, dão origem a uma realidade nova que é a consciência da sociedade. Uma coletividade tem as suas formas específicas de pensar e de sentir, às quais os seus membros se sujeitam, mas que diferem daquelas que eles praticariam se fossem abandonados a si mesmos. Jamais o indivíduo, por si só, poderia ter constituído o que quer que fosse que se assemelhasse à ideia dos deuses, aos mitos e aos dogmas das religiões, à ideia do dever e da disciplina moral etc. Durkheim, e. A ciência social e a ação. São paulo: difel, 1975. De acordo com o autor, a sociedade possui uma consciência coletiva que é a) um reflexo das impressões legais. B) uma ampliação das crenças pessoais. C) um resultado das atividades normativas. D) uma reprodução das práticas coercitivas. E) uma distinção das mentalidades individuais

Respostas

respondido por: belindalcd
0

De acordo com o autor, a sociedade possui uma consciência coletiva que é:

E) uma distinção das mentalidades individuais.

Consciência coletiva:

A teoria de Émile Durkheim aborda que uma distinção das mentalidades individuais promove pluralismo identitário, que constituem a consciência da sociedade.

  • A): o autor não aborda as impressões legais como fator de desenvolvimento de consciência coletiva, visto que não deixa de ser uma imposição.
  • B): está incorreta porque a ampliação das crenças individuais atingem apenas o indivíduo, não abrangendo o coletivo.
  • C): está incorreta porque o autor aborda a pluralidade como peça fundamental para a consciência coletiva.
  • D): está incorreta porque "coercitivas" significa uma imposição, ideia contrária à abordagem do autor, que indica a contribuição comunitária.

Aprenda mais sobre consciência coletiva:

https://brainly.com.br/tarefa/11294954?referrer=searchResults

#SPJ4

Perguntas similares