As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas, cuja distribuição está relacionada com as necessidades energéticas da célula. Elas são delimitadas por duas unidades de membrana. Em relação às mitocôndrias, assinale V para verdadeiro e F para falso nas frases a seguir:
( ) A membrana externa, que delimita a organela, contém proteínas transportadoras (porinas) que formam canais aquosos, que permitem a passagem de íons e pequenas moléculas, tornando o espaço mitocondrial quimicamente equivalente à matriz citoplasmática.
( ) A membrana interna é separada da membrana externa pelo espaço intramembranoso, sendo altamente especializada, e apresenta dobras que se projetam para dentro da cavidade mitocondrial, denominadas cristas mitocondriais.
( ) O número de cristas mitocondriais varia de acordo com o tipo celular, e essa variação está relacionada com a intensidade de síntese de ATP.
( ) A região interna é chamada de matriz mitocondrial. Ela possui alta concentração de enzimas envolvidas na oxidação do piruvato e de ácidos graxos e do ciclo de Krebs.
( ) Na matriz estão também imersos o DNA mitocondrial, o RNA e enzimas necessárias para a expressão gênica.
A sequência correta é:
a.
V, F, V, F, V
b.
F, F, F, V, V.
c.
F, F, V, V, V.
d.
V, V, V, V, V.
e.
V, V, F, V, F.
Respostas
Resposta:
e
Explicação:
Resposta: Letra d.
V, V, V, V, V.
Explicação:
(V ) A membrana externa, que delimita a organela, contém proteínas transportadoras (porinas) que formam canais aquosos, que permitem a passagem de íons e pequenas moléculas, tornando o espaço mitocondrial quimicamente equivalente à matriz citoplasmática.
A membrana exterior contorna toda a organela. É caracterizada por ser lisa e composta por proteínas (chamada de deporinas) e lipídios. Ela também é encarregada por controlar a entrada de moléculas. A membrana externa é uma das partes importantes da mitocôndria.
(V ) A membrana interna é separada da membrana externa pelo espaço intramembranoso, sendo altamente especializada, e apresenta dobras que se projetam para dentro da cavidade mitocondrial, denominadas cristas mitocondriais.
A membrana mais interna apresenta várias dobras, que formam as cristas mitocondriais. Essas cristas aumentam a superfície da organela, facilitando as reações químicas que nela ocorrem, além de apresentarem enzimas importantes.
( V) O número de cristas mitocondriais varia de acordo com o tipo celular, e essa variação está relacionada com a intensidade de síntese de ATP.
A quantidade de mitocôndrias e a quantidade de cristas estão relacionadas diretamente com o metabolismo da célula.
( V) A região interna é chamada de matriz mitocondrial. Ela possui alta concentração de enzimas envolvidas na oxidação do piruvato e de ácidos graxos e do ciclo de Krebs.
As membranas encontradas na mitocôndria delimitam dois importantes compartimentos: o espaço intermembranoso e a matriz mitocondrial. O espaço intermembranoso é encontrado entre as duas membranas, e a matriz mitocondrial é delimitada pela membrana mais interna.
( V) Na matriz estão também imersos o DNA mitocondrial, o RNA e enzimas necessárias para a expressão gênica.
As mitocôndrias são organelas consideradas semiautônomas, pois conseguem produzir algumas de suas proteínas. No interior dessa organela, na matriz, encontram-se proteínas, DNA, RNA e ribossomos (menores que os do restante da célula), além de outras substâncias.
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,..........