A pandemia da COVID-19 ocorrida em 2020 deixou como lição para empresas de todos os tamanhos a importância de se preparar previamente para diferentes adversidades e traçar estratégicas para que não haja interrupção dos negócios e os serviços essenciais da empresa sejam preservados. Durante a pandemia, várias empresas experimentaram a interrupção total de seus atendimentos, posteriormente se adequando para atendimento ao público de forma parcial, seguindo todas as recomendações e normas que foram estabelecidas durante a crise.
Uma determinada empresa já possuía um pequeno plano piloto de Home Office, no qual funcionários de um departamento da empresa realizavam seus processos de trabalho uma vez por semana de suas casas. Contudo, praticamente de uma hora para outra, 80% da empresa foi forçada a trabalhar neste regime profissional de forma integral, o que foi um desafio para as comunicações entre as áreas e para a infraestrutura tecnológica da empresa, que não estava devidamente estruturada para o volume o rigor de segurança necessários (lê-se aqui VPN, política de uso de patrimônio corporativo fora da empresa – laptops – entre outros procedimentos). Nesse sentido, existe um documento importante para definir estas estratégias e ações, e ele se chama Plano de Continuidade de Negócios (PCN)."
Considerando o texto apresentado, realize buscas na internet e em livros para ter boas referências e, com suas próprias palavras, escreva um artigo descrevendo o que é o Plano de Continuidade de Negócios (PCN) e sua importância.
Respostas
respondido por:
1
O Plano de Continuidade de Negócios (PCN) deve ser adotado por todas as empresas, pois ele evita a interrupção do funcionamento empresarial em casos de situações imprevistas.
O que é o PCN e qual sua importância?
O PCN, plano de continuidade de negócios ou plano de continuidade operacional, é um processo que define as estratégias e ações a serem tomadas para que uma empresa mantenha o funcionamento de suas operações após a ocorrência de algum incidente de negócios.
O PCN visa garantir que ao menos as atividades básicas das organizações continuem em funcionamento por meio de procedimentos alternativos diante da indisponibilidade dos procedimentos atuais.
Ele é importante pois:
- Ajuda na resiliência organizacional;
- Garante que as operações não sejam interrompidas;
- Identifica ameaças e riscos;
- Visa minimizar ao máximo os danos.
Aprenda mais sobre Plano de Continuidade de Negócios aqui; https://brainly.com.br/tarefa/36177726
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás