Ao nos depararmos com um livro infantil, onde o discurso é direto, as ações se dão de maneira cronológica, são delimitadas por um espaço específico e os verbos usados são predominantemente de ação, qual sequência textual podemos identificar? E quais os desdobramentos necessários para seu entendimento, ou seja, quais os elementos para a sua construção?
Respostas
respondido por:
0
O passado simples, ou pretérito perfeito, seria a estrutura verbal mais comum nos termos dados pelo exercício, que menciona um livro infantil com narração direta, cronológica e envolvendo principalmente ação.
A narração também tem alguns elementos necessários, entre os quais a descrição de um ambiente e de personagens.
- Embora a narração propriamente dita seja em passado simples, para o delineamento deste cenário e dos personagens provavelmente seria usado o pretérito imperfeito.
- A fórmula "Era uma vez" ilustra o uso do pretérito perfeito na descrição inicial de uma narrativa infantil. Este é o tempo verbal que define ações contínuas no passado. Neste caso, ele monta o pano de fundo para a ação.
Os elementos das histórias infantis
Como toda narrativa, uma história infantil é composta por vários elementos:
- Um cenário ou espaço ficcional.
- Personagens, incluindo protagonistas e, às vezes, antagonistas.
- Um conflito ou situação que provoque ação.
- Um desdobramento ou evolução da ação.
- Uma solução e o final.
O tempo verbal da introdução provavelmente seria o pretérito imperfeito. A partir dali, a ação costuma ocorrer no pretérito perfeito.
- Em alguns contos infantis, há um final em tempo presente, como é o caso das fábulas, onde há a chamada moral, uma lição extraída da narrativa.
- Alguns autores também terminam suas histórias com verbos no futuro, indicando o que acontecerá com os personagens ou apontando continuações para a trama.
Continue aprendendo sobre histórias infantis aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/13505202
#SPJ1
Perguntas similares
2 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás