• Matéria: Saúde
  • Autor: eudsonms7456
  • Perguntado 3 anos atrás

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que os estabelecimentos que manipulam alimentos elaborem o Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF), a fim de sistematizar e assegurar a proteção e a defesa da saúde do consumidor. Um dos aspectos essenciais para garantir a qualidade dos alimentos é evitar as doenças de origem alimentar (DOS). Tal garantia só é alcançada através de medidas de controle higiênico e controle sanitário. TRIDA, V. C. ; FERREIRA, F. M. Gestão da qualidade em serviços de alimentação: como elaborar um manual de boas práticas. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2013. Quanto a sistematização e aos controles na manipulam alimentos, avalie as afirmativas a seguir: I. O controle sanitário consiste em ações com o objetivo de melhorar a higiene como um todo, através do controle da sobrevivência e multiplicação dos perigos biológicos. II. O controle sanitário consiste em ações que visam melhorar os processos e atribuir segurança na preparação dos alimentos. III. O controle higiênico consiste na aplicação das Boas Práticas e procedimentos controle da contaminação dos alimentos e ambientes IV. O controle higiênico prevê o controle da sobrevivência e multiplicação dos perigos biológicos. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


Anônimo: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,.,,,,,,,,,,,

Respostas

respondido por: JuniorSousaa
1

A alternativa correta referente a sistematização e aos controles na manipulam alimentos, é a Letra D: II e III Apenas.

O que é o Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF)?

Trata-se de um documento que contém os procedimentos e operações que devem ser realizadas pelos estabelecimentos alimentícios ou seja é um documento que inclui tudo, desde das parede a entrada e saída da matéria-prima.

Caso uma empresa não adote os critérios do MBPF a mesma não é considerada válida perante os órgãos de Vigilância Sanitária, o que pode acarretar na queda de cliente assim como também o lucro.

Por isso muitas empresas se empenham ao máximo para ir além das normas de vigilância sanitária com o objetivo de ganhar a confiança de novos clientes e assim sendo entregando um produto de qualidade.

Por fim vale destacar que embora pareça algo burocrático e lento, estar no MBPF além de estar de acordo com a ANVISA evita possíveis transtorno que seriam bem onerosos por parte do Código de Defesa do Consumidor.

Entenda mais sobre MBPF aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24958922

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás