3 Em certo sentido, as cidades podem ser comparadas a organismos vivos. Os centros urbanos são dinâmicos e encontram-se em constante transformação. Observando a charge abaixo, caracterize as cidades latino- -americanas e compare-as com os centros urbanos presentes na América Anglo-saxônica.
Respostas
a) O crescimento da América Latina se deu a partir de uma intensa exploração de seus recursos naturais e da mão-de-obra escrava e isso se refletiu na constituição de suas cidades, caracterizadas pela falta de infraestrutura e alta desigualdade socioespacial que causam violência e mobilidade precária.
b) As cidades dos países desenvolvidos contam com maior investimento em infraestrutura (transportes, serviços de saúde, saneamento e higiene) e menor desigualdade, diminuindo a violência e favorecendo a qualidade de vida da população.
As cidades e suas diferenças
Todas as cidades, apesar de apresentarem características semelhantes, são diferentes. A divisão de países entre desenvolvidos e subdesenvolvidos (ou em desenvolvimento) pode ser perigosa, pois nos impede de enxergar as particularidades de cada cidade, seus problemas e potencialidades.
Ainda assim, é fato que existe uma tendência das cidades apresentarem maior investimento em infraestrutura nos países mais ricos e chamados desenvolvidos, aumentando assim a qualidade de vida da população. Enquanto em países subdesenvolvidos, caso dos latino-americanos, as grandes cidades são marcadas pelo crescimento desordenado.
Para saber mais sobre urbanização da América Latina, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2951466
#SPJ1