A expressão "política do café com leite" é muito utilizada para caracterizar a Primeira República no Brasil. Sobre essa política, descreva: a) seu funcionamento; b) seu colapso na década de 1920
Respostas
Resposta:
a)Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de . b)jovens morreram. Euclides Miragaia, Mário Martins, Dráusio Marcondes e Antonio de Camargo foram os mortos no confronto, cujas iniciais foram usadas para nomear a sociedade secreta M.M.D.C. que representou o Movimento Constitucionalista.
Essas mortes foram o estopim para a revolução. Os Paulistas perderam apoio de outros estados e acabaram lutando sozinhos contra o exército nacional. A luta armada teve início no dia 9 de julho de 1932 e durou três meses, deixando mais brasileiros mortos do que a 2ª Guerra Mundial iria deixar anos depois.
A revolução acabou com a rendição dos paulistas e o compromisso de Vargas lançar uma constituinte em 1934.
Explicação:
espero ter ajudado na sua dúvida