Fazer uma pesquisa sobre as relações diplomáticas entre Cuba e EUA ou embargo econômico e a questão da base de guantamano página 141.
Respostas
Resposta:
Há 113 anos, um pedaço de Cuba está sob o controle dos Estados Unidos por um aluguel anual equivalente ao que se paga mensalmente por um bom apartamento em uma grande cidade.
A história da locação de Guantánamo, local onde fica a base militar americana, está cheia de curiosidades e é um dos principais obstáculos no processo de reaproximação iniciado pelos dois países em 17 de dezembro de 2014.
O líder cubano, Raúl Castro, mencionou o tema nesta segunda-feira ao presidente americano, Barack Obama, durante a visita histórica que este realiza a Havana.
Castro elogiou as medidas adotadas por Obama para reaproximar os países, mas disse que elas são insuficientes e pediu tanto o fim do embargo comercial (que depende do aval do Congresso) quanto a devolução de Guantánamo para que as relações sejam normalizadas.
Mas a discussão não é novidade. Cuba insiste em dois aspectos principais para que a normalização das relações entre os dois países, inimigos ideológicos durante mais de meio século, seja consumada.
O primeiro é o fim do embargo econômico e comercial que os Estados Unidos impõem à ilha desde 1961.
O segundo é a devolução da base de Guantánamo, situada na região de mesmo nome do sudeste da ilha, diante da costa do Haiti, um lugar estratégico no mar do Caribe.
Explicação: