No início do século XIX, o Brasil começou a produzir café para exportação devido a ampliação do consumo na Europa Ocidental e nos Estados Unidos. Com o tempo, os grãos de café se tornaram o principal produto da economia nacional. Sobre este processo, assinale apenas a(s) alternativa(s) correta(s).
1 -A abundância de terras, a disponibilidade de mão de obra escravizada, condições climáticas favoráveis e aumento do consumo do produto no exterior são fatores que favoreceram a expansão das lavouras de café no Brasil.
2- O desmatamento e as práticas de queimada, o sistema extensivo de produção e a ausência de técnicas para evitar a erosão do solo foram fatores que contribuíram para a decadência da produção cafeeira a partir dos anos de 1860.
3- O cultivo de café no Vale do Paraíba era realizado em pequenas propriedades de terra, com grande investimento em tecnologia e utilização de mão de obra livre.
4 -Durante o século XIX, a produção brasileira se restringiu ao café.
Respostas
Sobre a produção de café no Brasil durante o século XIX podemos afirmar que a disponibilidade de terras, o clima e mão de obra escrava foram fatores determinantes para a expansão das lavouras, porém a cultura do café teve sua decadência devido as práticas utilizadas na época que causavam erosão e esgotamento do solo, portanto as alternativas 1 e 2 são verdadeiras.
Produção de café no Brasil no Século XIX
O Café era o principal produto exportado pelo Brasil no século XIX, e durante um período a região do Vale do Paraíba era onde se davam as maiores produções utilizando mão de obra escrava, portanto a alternativa 3 está incorreta.
Entretanto apesar de o ciclo da cana-de-açúcar não estar mais em seu apogeu, o Brasil no século XIX também tinha como um de seus principais produtos de exportação o Açúcar, por isso a alternativa 4 também está incorreta.
Saiba mais sobre a produção de café no Brasil do século XIX aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4958752
#SPJ1