A depressão constitui a manifestação mais comum de doenças relacionadas ao sistema nervoso, podendo variar de uma forma discreta até depressão grave. Algumas vezes denominada depressão psicótica. Assinale a alternativa correta em relação às proposições dessa doença:
I. Algumas vezes denominada depressão psicótica. Os pacientes costumam aludir ao sentimento de que tudo lhes parece fútil ou sem real importância.
II. Acreditam que perderam, de forma irreversível, a capacidade de sentir alegria ou prazer na vida. Tudo lhes parece vazio e sem graça, o mundo é visto "sem cores", sem matizes de alegria.
III. Crianças e adolescentes raramente são acometidas e geralmente o comportamento está associado à hiperatividade.
IV. A principal teoria bioquímica da depressão é a hipótese das monoaminas, quando a depressão é causada por um deficit funcional das monoaminas transmissoras em certos locais do cérebro, enquanto a mania resulta de um excesso funcional.
a.
Estão corretas II e IV, apenas.
b.
Estão corretas I, II e IV, apenas.
c.
Estão corretas I, III e IV, apenas.
d.
Estão corretas I e IV, apenas.
e.
Estão corretas I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
b. Estão corretas I, II e IV, apenas.
Resposta:
Estão corretas I, II e IV, apenas.
Explicação:
A depressão constitui a manifestação mais comum, podendo variar, de forma discreta, até depressão grave. Algumas vezes denominada depressão psicótica. Os pacientes costumam aludir ao sentimento de que tudo lhes parece fútil ou sem real importância. Acreditam que perderam, de forma irreversível, a capacidade de sentir alegria ou prazer na vida. Tudo lhes parece vazio e sem graça, o mundo é visto “sem cores”, sem matizes de alegria. Em crianças e adolescentes, sobretudo, o humor pode ser irritável, ou “rabugento”, ao invés de triste. Certos pacientes mostram-se antes “apáticos” do que tristes, referindo-se, muitas vezes, ao “sentimento da falta de sentimentos”. Constatam, por exemplo, já não se emocionarem com a chegada dos netos ou com o sofrimento de um ente querido, e assim por diante. A principal teoria bioquímica da depressão é a hipótese das monoaminas, na qual a depressão é causada por um deficit funcional das monoaminas transmissoras em certos locais do cérebro, enquanto a mania resulta de um excesso funcional.