Respostas
Resposta: Pouco conhecido pelos alagoanos, o hino do Estado de Alagoas é belíssimo. Peço perdão, sou suspeito, mas é a minha mais legítima opinião. No hino, Alagoas não é o lugar do qual nós mesmos, alagoanos, tanto falamos mal. No hino, Alagoas é a estrela radiosa que refulge ao sorrir das manhãs.. É a maga estrela entre as estrelas irmãs…É a alma pulcra dos nossos avós….e aos teus pés os rosaes vêm florir….
Não sou alienado, nem tão pouco cego à realidade alagoana, a seus inúmeros problemas que vêm se mantendo a séculos. Sou crítico de nossas mazelas, de nossa classe política, de alguns nossos costumes opressores, de nossa baixa auto-estima. Mas também reconheço nossas qualidades, nosso potencial, os inúmeros pontos positivos de viver nesta terra abençoada. Sei que o alagoano tem uma alma bonita, até mesmo pulcra (vide significado abaixo, no glossário), como diz o hino. O que nos falta, só nós podemos conseguir.
É verdade que tem havido uma sensível melhora na divulgação do hino do Estado (aliás, muito obrigado a Eliezer Setton por levar o hino em todos os seus shows e apresentações), mas certamente nossos pais e avós tiveram muito mais contato com o hino que a atual geração. Por que não ensiná-lo nas escolas? Por que não divulgá-lo nas campanhas de publicidade oficial?
Considero que todo alagoano deveria conhecer o hino do Estado e se orgulhar de nossas raízes. Particularmente, fico emocionado sempre que o ouço, em especial, em cerimônias oficiais.
Vale lembrar que o hino foi composto em 1894, no governo de Gabino Besouro, e houve um concurso para escolha do mesmo.
Antiga bandeira de Alagoas (entre 1894/1963)
Explicação: