4)
Inflamação é uma síndrome que se apresenta com alterações imunológicas, bioquímicas e fisiológicas, produzindo no local agredido aumento do fluxo sanguíneo e da permeabilidade vascular, recrutamento leucocitário e liberação de mediadores químicos pró-inflamatórios. Traduz uma resposta do organismo a um agente agressor, podendo ser esse: micro-organismos, parasitas, agentes químicos ou físicos, reações imunológicas, ou mesmo células danificadas, geralmente necróticas. Consiste em respostas vasculares, migração e ativação de leucócitos e reações sistêmicas, sendo as primeiras mais características, levando ao acúmulo de fluidos e leucócitos nos tecidos extravasculares. Isso se traduz como edema,dor, vermelhidão, calor e perda da função, sinais conhecidos como flogísticos.
Com relação às características observadas na reposta inflamatória crônica, observe as afirmativas a seguir:
I. A inflamação crônica somente terá seu início após a fase exsudativa da resposta inflamatória.
II. Na resposta inflamatória crônica observa-se vasodilatação, aumento da permeabilidade da microcirculação, estase e migração leucocitária que alteram o fluxo e o calibre vascular.
III. Durante a resposta inflamatória crônica pode-se observar resposta imediata a um agente nocivo, onde há um recrutamento dos mediadores químicos do hospedeiro ao local da lesão.
IV. A inflamação crônica é uma resposta com característica predominantemente vascular.
Assinale à alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
I, II e III, apenas.
b)
III e IV, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
I, apenas.
e)
II e III, apenas.
5)
As tentativas humanas de intervir no processo de cicatrização das feridas, acidentais ou provocadas intencionalmente como parte da realização de procedimentos, remontam à antiguidade, demonstrando que desde então já se reconhecia à importância de protegê-las de forma a evitar que se complicassem e repercutissem em danos locais ou gerais para o usuário. Tem-se verificado avanços na compreensão dos processos e fenômenos envolvidos nas diversas fases da reparação tissular e simultaneamente muito se tenha investido em pesquisa, o desenvolvimento de novas técnicas e produtos para a realização de curativos e métodos coadjuvantes no tratamento de feridas têm exigido a criação de grupos de estudo sobre as lesões cutâneas
DE CAMPOS, Antonio Anselmo G. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Protocolo de cuidados de feridas. p. 06. Florianópolis. Julho, 2008. Disponível em:
O tratamento das lesões e a realização de curativos requerem do profissional da saúde um conhecimento acerca da fisiologia e estruturação da pele bem como habilidades que possam contribuir para o processo de cicatrização adequado.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das descrições contidas na Coluna A com seus respectivos tipos de lesões, apresentados na Coluna B.
Coluna A
Coluna B
I. É o crescimento de pequenos vasos sanguíneos e de tecido conectivo para preencher feridas de espessura total. O tecido é saudável quando é brilhante, vermelho vivo, lustroso e granular com aparência aveludada.
1. Tecido de Granulação
II. Manifestação final de uma célula que sofreu lesões irreversíveis e representa um importante fator de risco para contaminação e proliferação bacteriana, além de servir como barreira ao processo de cicatrização.
2. Esfacelo
III. Tecido necrosado de consistência delgada, mucoide, macia e de coloração amarela. Formado por bactérias, fibrina, elastina, colágeno, leucócitos intactos, fragmentos celulares, exsudato e grandes quantidades DNA.
3. Necrose
IV. É a camada mais externa da pele, avascular, Fina, onde estão localizadas as células de Langherans, melanócitos, queratina e células de merkel.
4. Derme
V. Onde se localizam as fibras elásticas e colágenas, vasos sanguíneos, nervos, glândulas sudoríparas e sebáceas.
5. Epiderme
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas:
a)
I-1; II-2; III-3; IV-4; V-5.
b)
I-1; II- 3; III- 2; IV- 4; V-5.
c)
I-1; II-3; III-2; IV- 5; V-4.
d)
I-2; II-3; III-5; IV-4; V-1.
e)
I-3; II-2; III-1; IV-5; V-4.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
A inflamação é uma síndrome que se apresenta com alterações imunológicas, bioquímicas e fisiológicas, produzindo no local agredido aumento do fluxo sanguíneo e da permeabilidade vascular, recrutamento leucocitário e liberação de mediadores químicos pró-inflamatórios.
arthur17santana09:
qual a resposta?
respondido por:
0
Resposta:
4) I, apenas
5) I,1 - II,3 - III,2 - IV,5 - V,4
Explicação:
AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás