Analise as afirmativas a seguir, com a obra de PieterBrueger, que ilustra a representação da Antropologia da Família e do Parentesco e suas características:
I - Constitui seu campo de interesses, portanto, o parentesco, a família e o matrimônio nas Sociedades Humanas, estudando desde as relações de consanguinidade e afinidade nas suas diversas variantes até as estruturas do parentesco (aquelas mais simples, designadas como elementares, intermediárias, chamadas de semi complexas; e as complexas), por meio de exemplos clássicos e etnográficos (provenientes de pesquisas empíricas nas quais o Antropólogo, por meio da observação participativa registra hábitos de vida de grupos humanos, nesse caso, familiares).
II - Trata particularmente como a Antropologia contribuiu para pensar o caráter social (e não natural) da família e a não a universalidade do nosso modelo de família nuclear. Destaca, ainda, o significado do casamento e do tabu do incesto como instituições sociais, sobretudo a partir da obra de Lévi-Strauss e sua contribuição para o pensamento antropológico.
III - Também os interditos mágico-religiosos, que fundamentam os princípios esotéricos e teológicos, não só para a validade do matrimônio, mas também para a escolha, por vezes, do próprio cônjuge.
É CORRETO o que se AFIRMA em:
A
III, apenas.
B
II e III, apenas.
C
I e II, apenas.
D
I, II e III.
E
I, apenas.
Anexos:
giidkdj:
I, II e III
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é: D I, II e III.
O Estudo é feito por meio de observações das interações entre sociedades de diversas culturas, condições de vivência.
A perspectiva antropológica resume que as relações familiares são instrumentalizações baseadas em necessidades fortemente influenciadas por religião, costumes e dogmas.
Como a antropologia enxerga as relações da família e parentesco?
Para manter a brevidade, vamos observar alguns fundamentos:
- As relações de matrimônio e parentesco são resultados de necessidades de uniões e da instrumentalização dessas instituições;
- Funcionam por meio de regras, princípios e obrigações humanas em sociedades. Ambos estatutos são importantes.
- Há forte caráter social desses valores, mas que não se limitam a mera praticidade em conservar elas;
- Essas instituições têm fortes bases religiosas, místicas e filosóficas para os indivíduos inseridos nessas sociedades.
- Não é estritamente natural
Para ver mais questões sobre antropologia, veja:
https://brainly.com.br/tarefa/54041241
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás