A membrana celular, também conhecida como membrana plasmática ou plasmalema, é um aglomerado de moléculas anfipáticas - os fosfolipídeos, que conferem proteção e estabilidade para o meio intracelular, sendo extremamento importante na manutenção da homeostase das células.
Sobre a membrana plasmáticas e suas propriedades, assinale a alternativa correta.
Na membrana celular podemos encontrar distrubuídas em sua extensão, a presença de proteínas (integrais ou periférias) que desempenham diversas funções nas células, podendo ser receptoras de sinais quimicos de outras células ou partcipando na troca de substâncias com o meio extracelular.
Algumas células possuem especializações em suas membranas celulares, como os cílios presentes nas células do intestino que auxiliam na absorção de nutrientes, e as microvilosidades nas células do trato respiratório que auxiliam na filtração do ar inspirado.
O glicocálice é um tipo especial de lipídeo encontrado na membrana plasmática responsável pelo reconhecimento molecular entre as células, favorecendo a identificação e intereração entre os diferentes tipos celulares.
A membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva para todas as substâncias, inclusive a água, sendo necessária a presença de proteínas específicas para a troca desta molécula com o meio extracelular através de transporte ativo.
A membrana celular é fixa e não permite a movimentação dos fosfolipídeos nem de estruturas pela sua extensão. Tal característica ajuda a manter a integridade celular tornando-a mais resistente às alterações extracelulares.
Respostas
A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica e tem como função a delimitação do espaço celular, controlando entrada e saída de compostos da célula. A primeira alternativa é a correta.
Composição da membrana plasmática
Basicamente a membrana plasmática é composta por uma bicamada lipídica, porém existem proteínas e outros lipídios que fazem parte da membrana e desempenham funções essenciais.
Apesar de possuir uma composição relativamente estável, diz-se que a membrana plasmática é um mosaico fluido, pois é fluida e os componentes podem se movimentar.
As proteínas podem ser integrais, que atravessam toda a membrana conectando exterior e interior, ou periféricas, que ficam somente na parte interna ou externa da membrana. As funções que elas exercem são diversas, incluindo:
- Recepção de sinais químicos;
- Passagem de substâncias;
Veja mais a composição da membrana plasmática: https://brainly.com.br/tarefa/53777627
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,,.,.,.,.,.,.......