• Matéria: História
  • Autor: Connots
  • Perguntado 2 anos atrás

Como era realizada a comercialização, sua rota e a quem se destinava a cana de açúcar no Brasil?

Respostas

respondido por: Anônimo
0

Resposta:O Ciclo da Cana de Açúcar

O ciclo da cana de açúcar começou quando a matéria prima, a cana de açúcar foi inserida ao mesmo tempo, em três diferentes Capitanias Hereditárias: Bahia, Pernambuco e São Vicente. No ano de 1549, Pernambuco já tinha trinta engenhos-banguê, a Bahia tinha dezoito engenhos-banguê e São Vicente tinha dois engenhos-banguê.

A prosperidade estava presente na rotina da lavoura da cana de açúcar e meio século depois, houve então, a distribuição dos engenhos, totalizando cerca de 256. Nessa época acontecei o chamado sistema de “plantation”, ou seja, eram plantações realizadas em grandes fazendas, que eram produtoras de um produto apenas.

Essa produção era direcionada para o comércio e o mercado exterior, sendo usada a mão de obra escrava formada pelos negros africanos e por povos indígenas, o que denominada tráfico, que por sua vez também dava lucros.

O açúcar nacional era destinado, principalmente, para o mercado de países da Europa e as estruturas mais produtivas usavam a mão de obra africana, enquanto as estruturas menores permaneciam usando a mão de obra indígena.

No período do ciclo da cana de açúcar, os senhores de engenho, normalmente eram fazendeiros e proprietários dos setores de produção do açúcar. Além do açúcar, naquela época, a produção de algodão e tabaco também estavam em alta no Brasil.

No decorrer do ciclo da cana de açúcar, a mais rica entre todas as capitanias foi a de Pernambuco. Ela impressionou o padre jesuíta português Fernão Cardim (1549 – 1625), que se surpreendeu ao ver fazendas maiores e mais ricas do que as havia visto na Bahia. No começo do século XVII, Pernambuco foi a maior e mais rica região de produção de açúcar do mundo.

Explicação:

Perguntas similares