• Matéria: Saúde
  • Autor: silvaedson605
  • Perguntado 2 anos atrás

apos a sua escola ter vencido o campeonato de futebol americano lucas foi tomar cerveja no bar local com alguns amigos .felizmente um de seus amigos foi escolhido para ficar sobrio e ser o motorista . na manha seguinte , lucas perguntava-se porque estava com sede e sentia-se um pouco desidratado. seu colega de quarto um aluno de anatomia que o alcool inibe a secreção de ADHDA NEURO-HIPOFISE


hellen43523532532352: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,,,,,,,,,,

Respostas

respondido por: jeferson14jh
0

O álcool presente em bebidas fermentadas (ex: cerveja) e destiladas (ex: cachaça), provoca diversos efeitos no organismo, e um deles é inibir a secreção de hormônio anti-diurético (ADH) pela neuro-hipófise. Por isso, a desidratação é um dos efeitos agudos do consumo de álcool.

Álcool e hormônio anti-diurético

O hormônio anti-diurético (ADH), também conhecido como vasopressina, é liberado pela neuro-hipófise, estrutura anatômica presente na sela túrcica. Sua função é promover a reabsorção de água nos rins quando o sangue é filtrado por esse órgão.

Sendo assim, ele diminui a diurese e mantém o volume plasmático adequado a partir da retenção de água. Sua ação ocorre nos dúctos coletores do sistema de formação da urina no rim.

O álcool age no sistema nervoso central inibindo a liberação desse hormônio e, por isso, os rins liberam mais água do que deveriam, já que o hormônio não está promovendo a reabsorção. Por isso quando ingerimos álcool, há maior necessidade de fazer xixi.

A ingestão de grandes quantidades de álcool associadas a não ingestão de água ao mesmo tempo, provoca desidratação. Motivo esse pelo qual Lucas acordou no dia seguinte com a boca ressecada.

Leia mais sobre a glândula hipófise em: https://brainly.com.br/tarefa/2071736

#SPJ1

Perguntas similares