Se é um livro, a estória pode ocorrer apenas um dia da vida de seus personagens -- como Ulisses, de James Joyce, com suas mais de 700 páginas, ou como Mrs.Dalloway, de Virgínia Wolf, com duas quase 200 -, ou alguns anos - como Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, em suas quase 600 páginas, ou o Apanhador no campo de centeio, de J.D.Salinger, em suas mais de 200 - ou vidas inteiras - como os imensos Guerra e paz, de Leon Tolstoi, ou ainda gerações, como Os Buddenbrook, de Thomas Mann. Se é um filme, a estória pode percorrer a exata duração do filme - como os 110 minutos de Meu jantar com André (1981) -, ou uns poucos dias - como As pontes de Madison (1995) -, ou alguns anos, como Entre dois amores (1985) - ou uma vida inteira - como Cidadão Kane. (CAMPOS, Flávio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. 3 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 2011, p.75) Com base no texto, avalie as afirmativas a seguir. I. Diferentemente da literatura, o tempo no cinema equivale ao tempo real, ou seja, o tempo dos personagens transcorre conforme a duração das cenas. II. No cinema, 110 minutos de filme podem contar a história de centenas de anos, como diversas gerações de uma família. III. A passagem do tempo tanto na literatura quanto no cinema é indicada pelo narrador. É correto o que se afirma em
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
No cinema, e na literatura, a passagem do tempo pode ser indicada pela ação narrativa, caracterização dos personagens e cenários.
Explicação:
No cinema, e na literatura, a passagem do tempo pode ser indicada pela ação narrativa, caracterização dos personagens e cenários.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás