Palavras como cidadão e cidadania fazem parte do nosso cotidiano no seculo XXI antes de aprendermos sobre esses temas na Antiguidade classica,a sala deverá refletir sobre as experiências que já possuem em relação a esses conceitos e registrar os principais significados dos dois vocábulos atualmente
Respostas
Resposta:
Explicação:
Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.
CIDADANIA NO SÉCULO XXI
O exercício de direitos e deveres. A prática da cidadania vincula- se à instauração da democracia, de conformidade com o direito e a vontade expressa na Constituição. Ela está comprometida com a efetivação dos direitos positivados por meio da cooperação entre indivíduos e grupos.
1º, inciso II da Constituição Federal de 1988, a cidadania é um dos princípios fundamentais da República, um dos pilares do Estado brasileiro e não está ligada apenas ao Estado e à sua administração. É assegurado ao indivíduo o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.