No desenvolvimento de aplicativos, um framework pode ser definido como um conjunto de códigos comuns a diversos projetos e que pode prover uma funcionalidade genérica. Para Neves e Mendes (2020, p.22) “a escolha de um framework para determinado projeto, na maioria dos casos, irá depender de diversos fatores, entre eles a experiência dos desenvolvedores com a linguagem e/ou com o framework a ser escolhido, e não somente questões técnicas”.
Graças aos frameworks, Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDE) e Kits de Desenvolvimento de Software (SDK), criar um aplicativo tornou-se muito mais simples do que em qualquer outra época da história, graças à evolução tecnológica e ás plataformas online com suas interfaces amigáveis. Mas poder fazê-lo, não significa que qualquer um seja capaz de criar aplicativos de qualidade a partir destas ferramentas tecnológicas pois,
Alternativas:
a)
é preciso ter conhecimentos sobre marketing e administração financeira para criar um aplicativo de sucesso.
b)
as grandes lojas de aplicativo tendem a boicotar os softwares que não são desenvolvidos por programadores profissionais.
c)
existe uma proibição na LGPD, com previsão de multa e até apreensão, para pessoas sem formação em tecnologia da informação que tentarem criar aplicativos.
d)
um bom aplicativo demanda elementos de usabilidade e interface que só profissionais capacitados são capazes de alcançar.
e)
a ausência de templates e modelos pré-prontos torna impossível o desenvolvimento de bons aplicativos por amadores ou iniciantes.
Respostas
Resposta: d) um bom aplicativo demanda elementos de usabilidade e interface que só profissionais capacitados são capazes de alcançar.
Explicação:
Criar um aplicativo tornou-se muito mais simples do que em qualquer outra época da história, graças à evolução tecnológica e às plataformas on-line com suas interfaces amigáveis. Mas poder fazê-lo não significa que qualquer um seja capaz de criar aplicativos de qualidade a partir dessas ferramentas tecnológicas. Um bom aplicativo demanda elementos de usabilidade e interface que só profissionais capacitados são capazes de alcançar e, nesse sentido, a atuação do designer de mídias digitais é um diferencial para produtos com maior engajamento e uma melhor experiência para o usuário.
GABARITO AV2 - DESIGN PARA MÍDIAS DIGITAIS II
QUESTÃO 1
a) I e II, apenas.
QUESTÃO 2
b) geralmente, os usuários não estão cientes das desvantagens ou necessidades que possam ter.
QUESTÃO 3
d) III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
d) um bom aplicativo demanda elementos de usabilidade e interface que só profissionais capacitados são capazes de alcançar.
QUESTÃO 5
b) realização / reinventados / readequar.
Fonte: AVA (2022)