ajudaa ,fazer uma pesquisa sobre as principais famílias da tabela periódica
metais
-ametais
-semimetais-
gases nobres
escrever suas características,forma que é encontrada na natureza, principais elementos de cada família e onde são utilizados e para que servem.
Respostas
explicação: metais.
A maioria dos elementos da Tabela Periódica são metais.
Os metais ocorrem na natureza, frequentemente, sob a forma de minérios.
São sólidos em temperatura ambiente (com exceção do mercúrio) e apresentam brilho característico.
Podem ser moldados em lâminas e fios, porque possuem as propriedades de maleabilidade e ductibilidade, respectivamente.
São bons condutores térmicos e elétricos e costumam apresentar alta densidade e registrar altas temperaturas de fusão e de ebulição.
Têm baixa energia de ionização, formando cátions com facilidade, pela perda de elétrons.
De acordo com similaridades nas propriedades físico-químicas, os metais podem ser categorizados em: pesados, nobres, quebradiços, refratários, ferromagnéticos ou essenciais.
Na Tabela Periódica, o grande grupo dos metais pode ser subdividido de acordo com propriedades periódicas em: metais alcalinos, metais alcalinoterrosos e metais de transição interna e externa.
Sólidos metálicos são formados por meio de ligações metálicas.
As ligações metálicas são explicadas pela teoria do mar de elétrons.
Os minérios encontrados na natureza são a principal fonte de metais.
Os metais são amplamente utilizados pela civilização, possuindo enorme relevância comercial.
***Quais as características dos metais?***
Os metais são uma grande classe de substâncias caracterizadas pela alta condutividade térmica e elétrica, maleabilidade, ductilidade e brilho característico. A maior parte dos metais pode ser encontrada da natureza junto de outros elementos químicos, sob a forma de minérios. Alguns podem ocorrer em sua forma pura, em razão de serem menos reativos e menos suscetíveis a processos de degradação.
Maleabilidade é a propriedade que permite que metais sejam moldados em folhas, e ductibilidade é a propriedade de um metal ser transformado em fios.
Entre as propriedades físicas dos metais, destacam-se:
Estado físico: metais são sólidos em temperatura ambiente, exceto o mercúrio, que é líquido, e o gálio, que pode ser tornar líquido em torno de 30 °C.
Brilho: possuem uma superfície que reflete a luz incidente, e por isso se diz que eles apresentam brilho metálico, podendo ainda ser polidos.
Maleabilidade: possuem a capacidade de serem moldados sob o formato de lâminas finas ou folhas.
Ductibilidade: podem transformados em fios. Por exemplo, uma amostra de prata de 100 gramas pode se tornar um fio de 200 metros de comprimento.
Dureza: são duros. As únicas exceções são o sódio e o potássio, que são macios.
Condutibilidade: são bons condutores de calor e eletricidade. O caráter condutor se deve à presença de elétrons livres na estrutura do sólido metálico.
Densidade: de modo geral, possuem alta densidade e são pesados. O ósmio é o elemento conhecido de maior densidade (22,61 g/cm3), enquanto o lítio é o metal menos denso (0,54 g/cm3).
Pontos de fusão e ebulição: registram altas temperaturas de fusão e de ebulição. A exceção é o mercúrio, que possui os menores pontos de fusão e ebulição conhecidos, e o sódio e o potássio, que têm baixos pontos de fusão.
Metais ferromagnéticos magnetizam-se fortemente, sendo atraídos por ímãs quando na presença de um campo magnético. O ferro é classicamente conhecido pela sua propriedade magnética, mas o cobalto e o níquel também apresentam esse comportamento.
Metais essenciais são aqueles elementos que desempenham funções metabólicas nos organismos vivos, como o ferro, zinco, magnésio, cobre, cálcio, potássio, sódio, níquel, cobalto, entre outros.
Dos 118 elementos químicos que compõem a Tabela Periódica, 95 são metais ou possuem comportamento metálico. A região central e o lado esquerdo da Tabela Periódica contêm os elementos metálicos. No lado direito ficam localizados os elementos não metálicos.
Metais alcalinos é o nome dado ao grupo 1 da Tabela Periódica, formado pelo lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio. O sódio e o potássio são abundantes, facilmente encontrados na natureza, e são metais essenciais. O lítio, o rubídio e o césio são metais raros, e o frâncio é instável e radioativo. O hidrogênio, apesar de fazer parte do grupo 1, não é metal.
Metais alcalinoterrosos é a denominação para os elementos do grupo 2 da Tabela Periódica, formado pelo berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e rádio. O magnésio e o cálcio são muito abundantes na crosta terrestre e são essenciais aos organismos vivos. O berílio, o estrôncio e o bário são de ocorrência rara. O rádio é um elemento radioativo.
Metais refratários são extremamente resistentes ao desgaste e a altas temperaturas. Seus pontos de fusão ultrapassam os 2000 °C. Fazem parte desse grupo o nióbio, o molibdênio, o rênio e o tungstênio.