na interpretação do cientista político brasileiro Rudá Ricci (1962-), os partidos políticos no Brasil se transformaram em "imensa máquinas de tipo empresarial em busca do voto". esse fenômeno criou um sistema político peculiar, que prejudica a representatividade e ameaça o funcionamento do regime democrático. Explique como essa dinâmica fos partidos afasta os cidadãos da política?
Respostas
A "comercialização" da política brasileira é um fenômeno defino pela influência que as grandes empresas possuem no jogo político. Dizer que a política está caracterizada pelas máquinas empresariais que atuam em busca de votos é denunciar a relação mantida entre grandes empresas e partidos políticos que, através de financiamentos massivos, conseguem eleger muitos candidatos que defendem aos interesses burgueses, afastando assim os cidadãos da política.
Relação entre Política e Empresariado
No Brasil, uma das principais características do processo político é o financiamento das campanhas políticas e o lançamento de candidaturas voltadas ao atendimento do interesse dos grandes empresários. A forma como isso acontece é através do financiamento de políticos e partidos políticos específicos, que recebem recursos para realizar grandes campanhas e angariar uma grande quantidade de votos.
A principal consequência desse fenômeno é a diferenciação entre os recursos destinados às campanhas, uma vez que o fundo partidário não consegue cobrir as discrepâncias de financiamento. Com isso, os resultados das eleições são determinados em função da quantidade de capital gasto no processo eleitoral, diminuindo a representatividade e afastando a sociedade civil da política.
Entenda mais sobre o Financiamento Político aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17672792
#SPJ1