• Matéria: Português
  • Autor: renovatobritescarla
  • Perguntado 3 anos atrás

O sujeito oculto não aparece expresso na oração, mas pode ser identificado pelo verbo. Assinale a alternativa onde há esse tipo de sujeito. Escolha uma: O a. Chegamos tarde ao encontro. b. Roubaram as minhas malas no aeroporto. c. Joaquim e Maria se casaram. d. Eu estudei muito para o concurso. e. Nós achamos muito triste esse crime.?​

Respostas

respondido por: mategamer12345
0

Olá!

Resposta: Alternativa A

Entenda a resposta:

  • Segundo PERINI (2005), no livro "Gramática Descritiva do Português Brasileiro", essa questão do Sujeito Oculto é um problema na gramática brasileira, ela é tratada como uma questão sintática (relação interna dos termos de uma frase/oração), mas é, em suma, uma questão semântica (sentido/interpretação).

Contudo, uma gramática que irá ajudar-lhe é a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, escrita por Rocha Lima. Nessa, ele define sujeito como "O ser de quem se diz algo", é sempre um substantivo ou equivalente desse, e pode ser determinado ou indeterminado.

  • Determinado: Se identificável na oração (explícito ou implícitamente); → "A cegueira lhe torturava os últimos dia de vida (Sujeito Determinado Explícito)"; "O príncipe me respondeu" (Sujeito Determinado Explícito); "Saiu do banho" (Sujeito Determinado Implícito - subentende-se que "ela" ou "ele" saiu do banho)
  • Indeterminado: Se não pudermos ou não quisermos identificá-lo; → "Observaram o guarda";  "Falam mal daquela moça"; "Vive-se bem aqui"

Para tornar um sujeito indeterminado, segundo Rocha Lima, basta flexionar o verbo na 3ª do plural (Eles/Elas) ou utilizar o verbo na 3ª pessoa do singular com a partícula pronominal "-se".

Ou seja, o macete que eu quero te passar é o seguinte:

O Sujeito Oculto é sempre "ele/ela/nós/eu/você/tu/vós".

O Sujeito Indeterminado é sempre "eles/elas" ou se o verbo tiver a partículo "-se"

As orações que você tem para análise são as seguintes:

a) Chegamos tarde ao encontro.

b) Roubaram as minhas malas no aeroporto.

c) Joaquim e Maria se casaram.

d) Eu estudei muito para o concurso.

e) Nós achamos muito triste esse crime.

As orações "c", "d" e "e" estão descartadas, já que o sujeito é claramente explícito: "Joaquim e Maria" na alternativa C; "Eu" na alternativa "D" e "Nós" na alternativa "E".

A confusão ficaria exatamente entre a alternativa "A" e "B", mas vejamos, a partir da explicação que dei anteriormente:

a) Chegamos tarde ao encontro.

b) Roubaram as minhas malas no aeroporto.

Quem chegamos? → (Nós) chegamos tarde ao encontro.

Quem roubaram? (Eles) roubaram as minhas malas no aeroporto.

Se o "Eles" oculto é sempre um Sujeito Indeterminado, a única alternativa possível de ser o Sujeito Oculto em si é a alternativa A.

Antes de entrar para a faculdade eu fazia uma confusão danada com essse sujeitos, depois que peguei o jeito facilitou demais, bons estudos! :)


mategamer12345: E outra coisa, como o próprio enunciado fala: "o sujeito pode ser identificado pelo verbo", ficam sem sentido as frases: "Eu chegamos tarde ao encontro" (1ª Pessoa do singular), "Tu chegamos tarde ao encontro" (2ª Pessoa do Singular), "Ele chegamos tarde ao encontro" (3ª Pessoa do singular", "Vós chegamos tarde ao encontro" (2ª Pessoa do Plural) e "Eles chegamos tarde ao encontro" (3ª Pessoa do Plural). A única que faz sentido é "Nós chegamos tarde ao encontro" (1ª Pessoa do Plural).
Perguntas similares