(PUCC-SP) Mariazinha, criança abandonada, foi adotada por um casal. Um ano mais tarde, Antônio e Joana, dizendo serem seus verdadeiros pais, vêm reclamar a filha. No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sanguíneo dos supostos pais, bem como de Mariazinha. Os resultados foram: Antônio B, Rh ; Joana A, Rh-; Mariazinha O, Rh-. Você concluiria que:
Respostas
Considerando-se que Mariazinha possui sangue do tipo O- e que Antônio e Joana possuem sangues do tipo B+ e A-, respectivamente, pode-se afirmar que Mariazinha pode ser filha de Antônio e Joana, no entanto não é possível ter certeza se é de fato, alternativa D está correta.
Padrão de herança do sistema ABO
O sistema ABO é possivelmente o sistema mais utilizado para categorizar os grupos sanguíneos humanos e é baseado na presença de glicoproteínas na superfície das hemácias, chamadas de aglutinogênios.
A herança desses aglutinogênios é determinada por um gene, que possui três possíveis alelos, sendo eles:
- Alelo A: alelo dominante que condiciona ao sangue tipo A;
- Alelo B: alelo dominante que condiciona ao sangue tipo B;
- Alelo i: alelo recessivo que condiciona ao sangue tipo O.
Quando os alelos A e B apresentam-se juntos, ocorre o sangue do tipo AB, o que é um exemplo clássico de codominância. O fator Rh, por outro lado, apresenta um padrão de herança simples, onde a presença do fator (Rh positivo) é uma condição dominante, enquanto sua ausência (Rh negativo) é uma condição recessiva.
Neste sentido, para os grupos sanguíneos temos os seguintes possíveis genótipos:
- Sangue tipo A: genótipos AA ou Ai;
- Sangue tipo B: genótipos BB ou Bi;
- Sangue tipo AB: genótipo AB;
- Sangue tipo O: genótipo ii;
Assim, sabendo-se que Mariazinha possui sangue tipo O-, queremos saber se Antônio, de sangue B+, e Joana, de sangue A-, podem ser os pais da criança. Neste sentido, observe que pessoas de sangue A ou B podem ser portadoras do alelo que condiciona sangue do tipo O (alelo i). Do mesmo modo, pessoas com fator Rh positivo podem ser portadoras do alelo recessivo que condiciona o fator Rh negativo.
Diante do exposto, pode-se concluir que Antônio e Joana podem ser os pais de Mariazinha, mas não se pode afirmar com certeza se de fato são, alternativa D está correta.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"Mariazinha, criança abandonada, foi adotada por um casal. Um ano mais tarde, Antônio e Joana, dizendo serem seus verdadeiros pais, vêm reclamar a filha. No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sanguíneo dos supostos pais, bem como de Mariazinha. Os resultados foram: Antônio B, Rh+; Joana A, Rh-; Mariazinha O, Rh-. Você concluiria que:
a) Mariazinha pode ser filha de Joana, mas não de Antônio;
b) Mariazinha não é filha do casal;
c) Mariazinha é filha do casal;
d) Existe a possibilidade de Mariazinha ser filha do casal, mas não se pode afirmar;
e) Mariazinha pode ser filha de Antônio, mas não de Joana"
Você pode continuar estudando sobre o Sistema ABO aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53950309
#SPJ4