A fêmea chipanzé geralmente produzem apenas um filhote, o qual tem grande possibilidade de atingir a vida adulta
Respostas
Considerando as informações apresentadas sobre o chimpanzé e a tartaruga-da-amazônia, podemos concluir que:
- a) Não, apenas o chimpanzé apresenta cuidado parental;
- b) A relação de cuidado parental com número de filhotes é inversamente proporcional, considerando que animais que apresentam cuidado parental apresentam geralmente proles pequenas, enquanto os que não apresentam possuem proles maiores, o que constitui dois tipos diferentes de estratégias de reprodução.
Sobre cuidado parental e estratégias de reprodução
No estudo da ecologia da reprodução de animais e outros seres vivos, existem dois tipos de estratégias de reprodução bastante frequentes e facilmente observadas na natureza, que são as seguintes:
- Organismos r estrategistas: são aqueles que produzem grandes proles, como por exemplo, uma tartaruga que coloca 90 ovos ou uma planta que produz inúmeras sementes, sem investir muita energia para garantir a sobrevivência de cada descendente, dos quais muitos morrerão cedo;
- Organismos k estrategistas: são aqueles que produzem proles pequenas, como o exemplo do chimpanzé, investindo energia na sobrevivência desta prole. Um exemplo disto, é o cuidado parental, observado em diversas espécies de mamíferos.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"As fêmeas de chimpanzé (Pan troglodytes) geralmente produzem apenas um filhote, o qual tem grande probabilidade de atingir a vida adulta. A tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) coloca, em média, 90 ovos por postura e cerca de cinco filhotes chegam à fase adulta.
a) Os dois animais, tartaruga e chimpanzé, apresentam cuidado parental?
b) Qual é a relação entre o cuidado parental e o número de ovos (ou de filhotes) produzidos por esses animais?"
Você pode continuar estudando sobre cuidado parental aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51561447
#SPJ4