A figura abaixo mostra como a temperatura de ebulição de hidrocarbonetos (compostos contendo somente carbono e hidrogênio) varia com o número de átomos de carbono presentes na molécula. A temperatura de ebulição de um composto é a temperatura na qual um sistema líquido passa para a fase gasosa, que tem uma relação direta com as forças entre as moléculas constituintes do líquido. Pode-se ver na Figura 1 que a temperatura de ebulição varia linearmente com o número de átomos de carbono. " Figura 1: Variação da temperatura de ebulição com o número de átomos de carbono para os hidrocarbonetos lineares. Hidrocarbonetos lineares Fonte: ROCHA, W. R. Interações intermoleculares. Química Nova na Escola, n. 4. P. 31-36, 2001. As interações presentes nas moléculas de hidrocarbonetos (moléculas apolares) são do tipo _______, sendo maior quanto ______ a cadeia da molécula. A alternativa que completa corretamente as lacunas é: Selecione uma alternativa: a) dipolo-dipolo, maior. B) dipolo induzido-dipolo induzido, maior. C) ligações de hidrogênio, menor. D) íon-dipolo, menor. E) dipolo-dipolo induzido, maior
Respostas
Podemos considerar que as moléculas de hidrocarbonetos são do tipo dipolo induzido-dipolo induzido e são considerados maiores quanto maior for a cadeia de moléculas.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa B.
Caracterizando os hidrocarbonetos
Sabemos que os hidrocarbonetos são caracterizados por compostos orgânicos que apresentam somente átomos de hidrogênio e carbono.
Logo, são considerados moléculas do tipo apolares, além de apresentar a interação intermolecular do tipo dipolo induzido, representando a interação mais fraca.
Concluímos que acontece a maior facilidade em romper esse tipo de interação, ocorrendo assim temperaturas de fusão e ebulição dos hidrocarbonetos muito menores comparado as outras funções.
Entenda mais sobre hidrocarbonetos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/5762496
https://brainly.com.br/tarefa/22850170
#SPJ4