• Matéria: História
  • Autor: OtakaBandidah
  • Perguntado 3 anos atrás

A organização “burocrática e totalitária” do integralismo exercia papel central no processo de socialização dos militantes. Altamente hierarquizada, ritualizada, [...] todos os aspectos da vida de uma pessoa, do nascimento à morte — quando o militante passava à “milícia do além” —, eram rigidamente codificados. A integração formal na Ação Integralista Brasileira começava aos quatro anos. [...] Havia rituais de obediência ao chefe a partir dos seis anos de idade. A estrutura de organização era um pré-Estado, um modelo de Estado integral a erigir.

O método que a organização descrita utilizava para disseminar sua ideologia entre seus membros era realizado por meio de um

a) posicionamento ateísta.
b) treinamento individual.
c) comportamento progressista.
d) procedimento instrutivo e disciplinar.
e) movimento civil e democrático


gauerferreira122: resposta letra (E) CONFIA

Respostas

respondido por: vitomanoeli
1

Dado o caráter de extrema direita do integralismo brasileiro era instrutivo e disciplinar à ordem fascista (alternativa C). Como o integralismo era uma ideologia amiga do fascismo italiano de Mussolini, podemos afirmar que:

  • Não eram ateístas
  • O treinamento era militarizado, não individual
  • O comportamento é extremamente antiprogressista
  • Não se busca a democracia, mas a centralização do Estado

Integralismo, fascismo à brasileira

No que podemos falar a respeito do integralismo, embora não seja levado a sério como movimento político, nem mesmo pela direita do Brasil, foi um movimento fascista que era contrário aos governos autoritários da época, o que é contraditório, mas compreensivo visto que gostariam de alcançar o poder, o que nunca ocorreu.

A extrema direita política do integralismo se escondia no catolicismo que diziam defender, entretanto, eram violentos com contrários aos seus movimentos.

Complemento de leitura sobre o Integralismo: https://brainly.com.br/tarefa/35186416

#SPJ1

Perguntas similares