A grande área que compreende o Mar de Aral, um lago de água salgada na Asia Central, tornou-se conhecida como o lugar onde houve o maior desastre ambiental já causado pelo homem. O lago, que já foi considerado o quarto maior do mundo, vem se reduzindo ao longo dos anos e hoje tem apenas uma fração do tamanho original. Seu declínio começou nos anos 1970, com projetos conduzidos pela União Soviética. Para tentar salvar a área que sobrou, projetos internacionais de cooperação estão sendo implementados para reabastecer partes do Aral. Apesar dos esforços em grandes áreas do Uzbequistão, o deserto de sal, em que o local se tornou, está fazendo com que a fauna e a flora da região desapareçam. ARAL: as imagens impressionantes do mar que virou deserto. BBC News, 5 ago. 2013. Disponível em: bbc. Co. Uk. Acesso em: 28 ago. 2014 (adaptado). TEXTO II Disponível em: culturamix. Com Acesso em: 28 ago. 2014 (adaptado). O desastre ambiental do Mar de Aral, apresentado no texto e nas imagens, decorre do uso inadequado de tecnologias de a) irrigação de culturas agrícolas. B) criação extensiva de gado bovino. C) abastecimento de água em cidades. D) exploração de petróleo e gás natural. E) desenvolvimento de armas nucleares
Respostas
respondido por:
1
Dentre as alternativas, aquela que apresenta o motivo do desastre ambiental no Mar de Aral é a alternativa A, pois o Mar começou a secar após o desvio de dois rios que o alimentavam para irrigar lavouras da URSS.
O Mar de Aral
O mar fica localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão. Nos anos de 1960 ocorreu o desvio de dois rios chamados Amu e Syr para que esses servissem de matéria prima para a irrigação de lavouras da União Soviética (URSS).
O desvio desses rios causou uma queda gradativa no nível do mar, e após 15 anos dessa ação, o nível de água já havia caído tanto que o mar se dividiu em dois.
Saiba mais sobre o Mar de Aral em: https://brainly.com.br/tarefa/41350530
#SPJ1
respondido por:
0
Resposta:
letra a correta
Explicação passo a passo:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás