18. SE (Unesp-SP) Embora a miseria esteja espalhada pelo mundo, é possível delimitar áreas de concentração de extrema pobreza - pessoas vivendo com menos de US$ 1* por dia. No mapa, produzido pelo Centro de Pesquisas da Pobreza Crônica, a escala de tamanho dos paises (anamorfose) está de acordo com seu número de habitantes em pobreza irreversivel. A cor indica o nível de renda da maior parte dos habitantes pobres de cada país. Quando dados oficiais são insuficientes, os pesquisadores estimam as taxas nacionais de pobreza
Respostas
Quando observamos o mapa sobre pobreza podemos perceber que:
1 - As regiões desesperadamente ou muito pobres são as regiões da África, majoritariamente e algumas regiões sul da Ásia.
2 - Em comparação de um país desesperadamente pobre e um país muito pobre, podemos citar, respectivamente, Burkina Fasso e Índia.
3 - Burkina Fasso possui conflitos militares, uma grande faixa desértica, não possui litoral e divide fronteira com 6 países. Já a índia tem chances abaixo de 8% de terremotos, mas suas fronteiras em todas as partes, exceto o sul, cobram taxas de movimentação de mercadoria, o que encarece sua exportação.
Não industrialização é pobreza?
Ao que conseguimos analisar via mapa, a pobreza está intimamente ligada ao processo de não industrialização e problemas de fronteira, o que dificulta a exportação, mesmo de manufaturas.
Complemento da questão:
- A partir da análise do mapa, cite o nome de duas regiões geográficas que se destaquem como desesperadamente pobres ou muito pobres.
- Exemplifique com o nome de um país que melhor demostre a condição de desesperadamente pobre e de um país com a condição de muito pobre.
- A partir dos conhecidos sobre essas regiões, mencione elementos geográficos que justifiquem essa pobreza.
Para que possamos ver o mapa da questão: https://brainly.com.br/tarefa/30980897
Para complementarmos a leitura sobre iniquidade financeira: https://brainly.com.br/tarefa/25531615
#SPJ4