Respostas
Após a independência, o estado Brasileiro se organizou de acordo com o projeto do grupo liberal-conservador que fazia a defesa da manutenção da monarquia como forma de garantir a integridade dos territórios e um regime centralizado na pessoa do imperador, portanto a alternativa correta é letra A.
Como foi o processo de organização do Estado brasileiro após a independência?
O processo de organização do Brasil após a declaração da independência foi considerado conservador, isso porque a única mudança significativa foi a autonomia do país em relação a corte portuguesa.
Apesar de ter se tornado independente a estrutura que existia no Brasil continuou com a escravidão, com os latifundiários e a produção para exportação.
Este modelo foi elaborado pela elite liberal-conservadora brasileira que defendia a manutenção da monarquia como forma de manter a integridade do território brasileiro evitando a fragmentação que ocorreu com a América Espanhola que havia se dividido em diversas repúblicas independentes.
As alternativas para a questão são:
a) liberal-conservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado.
b) maçônico, que pregava a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da escravidão.
c) liberal-radical, que defendia a convocação de uma Assembleia Constituinte, a igualdade de direitos políticos e a manutenção da estrutura social.
d) cortesão, que defendia os interesses recolonizadores, as tradições monárquicas e o liberalismo econômico.
e) liberal-democrático, que defendia a soberania popular, o federalismo e a legitimidade monárquica.
Saiba mais sobre a Independência do Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/116297
#SPJ4