• Matéria: Geografia
  • Autor: 340922
  • Perguntado 3 anos atrás

durante o governo de juscelino kubitscheck o brasil da um grande salto na sua modernizaçao industrial dentro do plano desenvolvimentista do governo temos a atraçao do capitalestrangeiro por empresas transnacional instrituiçoes que possuem sede em um pais e montadoras distribuidas em outros paises como por exemplo o brasil escreva nas linhas abaixo tres vantagens procuradas por transcional para levarem sua produçao para outros paises e em seguida escreva duas vantagens que essas empresas oferecem para o pais que recebe

Respostas

respondido por: IsahGamerrOficiall
0

Juscelino Kubitschek foi eleito nas eleições presidenciais de 1955, após o suicídio de Getúlio Vargas, tendo João Goulart como vice. Durante o governo de JK (1956-1961) a economia brasileira se abriu para os investimentos internacionais – momento este em que entraram no Brasil grandes montadoras como a Ford e a Volkswagen. Atendendo assim a proposta desenvolvimentista que visava a “decolagem” (“take off”) da industrialização brasileira. Essas indústrias instalaram suas filiais na região Sudeste, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC paulista (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo assim muitos trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural e a migração de nordestinos e nortistas para as grandes cidades do Sudeste.

O lema “50 anos em 5” demonstrou o objetivo audacioso de JK de desenvolver a economia brasileira rapidamente. A expressão sintetizava a promessa de obter cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo. Para isso elaborou o Plano ou Programa de Metas com 31 metas distribuídas em cinco grandes grupos: energia, transportes, alimentação, educação e indústrias de base. A construção de Brasília, nova capital, foi apresentada como a síntese de todas as metas. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, Brasília foi finalizada e inaugurada, em 1960.

O projeto de industrialização baseava-se em um tripé econômico formado por: capital estatal em infraestrutura e indústria de base, capital privado nacional em indústrias de bens de consumo não duráveis, e pelo capital privado estrangeiro responsável pelo investimento em indústrias de bens de consumo com investimento tecnológico.

Durante o governo de JK, o Brasil recebeu mais de 2 bilhões de dólares destinados ao Programa de Metas e o valor da produção industrial cresceu 80%. O PIB crescia ao ritmo de 7,9% ao ano, o que representava uma alta taxa de crescimento. No entanto, com os elevados gastos públicos o Programa começou a entrar em déficit, promovendo o endividamento do Estado. De um lado a entrada de multinacionais gerou empregos, porém, por outro lado deixou o país mais dependente do capital externo. A migração e o êxodo rural descontrolados fizeram aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do Sudeste do país.

Saiba mais sobre Jucelino Kubitschek em:

brainly.com.br/tarefa/37735412

Assista um vídeo sobre Jucelino Kubitschek em:  https://youtu.be/qsKRg5btToc

Perguntas similares