• Matéria: Português
  • Autor: joaovictor29293929
  • Perguntado 3 anos atrás

O LEÃO E O RATINHO
Numa floresta bem distante vivia um leão que era muito temido por todos os animais que lá moravam. Ele gostava de caçar e andar por todos os lugares.
certo dia cansado de tanto caçar e já com a barriga cheia, dormia espichado debaixo da sombra de uma boa àrvore. Veio um ratinho passear por cima dele e ele acordou.

O leão acordou muito nervoso e prendeu o ratinho debaixo de sua pata. O ratinho ficou apavorado com a situação qie se encontrava. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de comê-lo e deixou que fosse embora.

O tempo passou e o leão estava em seu passeio matinal, sem perceber ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta tremer com seus urros de raiva. Não tinha quem não escutasse os urros do leão feroz.

O ratinho, que não estava muito longe do lugar, foi ver de perto o que estava acontecendo. Quando chegou, se deparou com o leão preso na armadilha, no mesmo momento o ratinho, com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.

MORAL: Uma boa ação gamha a outra.


1) Observe o seguinte trecho na voz ativa: "O ratinho roeu as cordas." Passe para a voz passiva.
R: ?​

Respostas

respondido por: fabioaguiar728
1
R: AS CORDAS FORAM RUÍDAS PELO RATINHO.

Explicação:

Voz ativa o sujeito pratica a ação.

Ex:
O ratinho (sujeito) roeu ( voz ativa) as cordas (complemento direto).

Voz Passiva o sujeito sofre a ação.

Ex:
As cordas (sujeito) foram ruídas (voz passiva) ruídas pelo ratinho (agente da passiva).
Perguntas similares