Respostas
As classes mais poderosas da Mesopotâmia dominavam as classes mais desfavorecidas através da organização social, ou seja, pelo controle das terras, cargos públicos e através da religião.
Formas de Poder na Mesopotâmia
A sociedade mesopotâmica era formada por estamentos sociais, ou seja, não existia mobilidade social, portanto, as classes mais poderosas tinham que possuir certos mecanismos para manter o monopólio do poder estruturado.
Dessa forma, podemos olhar pelo modo de produção dessa sociedade, que era caracterizada pelo modo de produção asiático, onde há a existência da centralização do poder nas mãos de um soberano, na qual a justificativa de seu poder estava baseada na crença divina, sendo assim um Estado teocrático.
A divisão social da mesopotâmia dava-se pelo controle de terras, visto que nessa sociedade tudo era posse do soberano, e pelos cargos públicos, onde somente os ocupantes de grupos sociais mais elevados eram membros destes cargos, enquanto a população mais desfavorecida era submetida a uma condição de servidão coletiva.
O controle social dava-se, principalmente, pela concentração do conhecimento, onde uma peça fundamental que assegurava o predomínio dos mais favorecidos era a escrita, cuja função estava vinculada com os interesses de organização do Estado.
Saiba mais sobre "Formas de Poder na Mesopotâmia" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21309202
#SPJ1